Conteúdo especial

Por que dois gênios da internet alertam sobre os perigos das redes sociais?

Jaron Lanier e Brittany Kaiser, conhecidos pelos filmes O Dilema das Redes e Privacidade Hackeada, estarão no evento Sebrae Inova Digital

atualizado 30/10/2020 10:36

Jaron Lanier, de 60 anos, e Brittany Kaiser, 34, são entusiastas da internet, porém, de gerações diferentes. Lanier é conhecido por ter contribuído na criação do protocolo da rede mundial de computadores, sendo considerado uma das mentes mais brilhantes do Vale do Silício. Já Brittany ajudou a desmontar o esquema da Cambridge Analytica, empresa inglesa responsável por utilizar de forma indevida dados de 87 milhões de perfis no Facebook para influenciar no processo eleitoral norte-americano.

Em comum, ambos defendem uma maior transparência na forma como os algoritmos são utilizados para mudar comportamentos e persuadir internautas. Os dois nomes estarão presentes no Sebrae Inova Digital, evento on-line que será realizado entre 12 e 14 de novembro e discutirá práticas e tendências do universo digital.

Sebrae Inova Digital Evento

Estrela do aclamado documentário O Dilema das Redes, da Netflix, Lanier é uma das vozes mais qualificadas da indústria de tecnologia. Cientista da computação e considerado pela revista Time uma das 100 pessoas mais influentes do mundo, ele faz questão de se manter distantes de perfis em redes sociais. “Evito (essas plataformas) pela mesma razão que evito as drogas”, diz.

Jaron Lanier
Jaron Lanier no TED Talks: questionamentos para a recriação da internet

Segundo ele, para construir uma proposta gratuita e livre, as bases da internet foram estabelecidas, décadas atrás, em um modelo baseado em propagandas. No entanto, com o passar dos anos, o que deveria servir apenas para a exibição de produtos se transformou numa perigosa engrenagem de algoritmos que modificam o comportamento de milhões de pessoas ao redor do mundo. Tudo de forma camuflada e sem que ninguém tenha conhecimento.

O problema, de acordo com Lanier, é que o modo de operar desses algoritmos, que são moldados em tempo real para atrair a atenção dos usuários, acaba com o livre-arbítrio e estimula emoções negativas, como raiva, indignação e narcisismo. Também distorcem as verdades, uma vez que o ódio tende a canalizar melhor no mundo on-line.

Autor do livro “Dez Argumentos Para Você Deletar Agora Suas Redes Sociais”, ele defende que esses sites destroem a capacidade de empatia, tornam as pessoas mais infelizes e fazem com que a política seja algo impossível de se lidar hoje em dia, com polarizações e bolhas de pensamentos.

Alteração de comportamentos

Na mesma linha de Lanier, Brittany Kaiser, ex-diretora da Cambridge Analytica, viu, em primeira mão, como os dados podem ser utilizados para influenciar as pessoas e interferir nos rumos políticos do mundo. Protagonista do filme Privacidade Hackeada, também disponível na Netflix, ela acredita que a manipulação causada pelas redes sociais é capaz de colocar democracias em risco.

Um dos cérebros por trás do quebra-cabeça persuasivo que impulsionou Donald Trump à Casa Branca, em 2016, Brittany ajudou a criar milhares de anúncios com um objetivo: atingir potenciais eleitores que estavam indecisos, gerando medo e incertezas sobre a escolha democrata. Após a descoberta da tática pouco ortodoxa (para não dizer criminosa), ela passou a colaborar com autoridades britânicas e norte-americanas desvendando o funcionamento do esquema de roubo de dados virtuais.

Brittany Kaiser
Brittany Kaiser durante depoimento ao Senado dos EUA

Autora do livro “Manipulados”, lançado em 2019 no Brasil, ela também se nega a usar serviços de gigantes como Amazon, Facebook e Google. “Não temos muitas das soluções tecnológicas para rastrear os nossos dados ou saber como eles serão utilizados. A solução para este problema deveria passar por regulações como o RGPD (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados europeu), disse, recentemente, durante palestra no Web Summit.

As pessoas não compreendem a quantidade de dados que produzem diariamente. Toda essa informação é reunida e vendida por todo o mundo, tanto para organizações privadas como públicas. Não existe transparência nem forma de escapar disso. Não há hipótese de consentir ou não à forma como os nossos dados são usados.

Brittany Kaiser, ex-diretora da Cambridge Analytica

Ela explica que não há um escopo definido que permita definir quais são as informações que essas empresas são capazes de reunir dos usuários. Pode ser desde idade, time do coração e religião até locais visitados, temas de interesse e posições políticas.

“O Facebook foi negligente ao permitir que mais de 40 mil companhias acessassem dados dos usuários sem o consentimento deles. Se você estava na rede antes de 2015, sua privacidade não pode ser recuperada. As informações ainda estão em milhares de bancos de dados ao redor do mundo. De lá para cá, isso só piorou”, relatou, em entrevista ao Estadão.

Sebrae Inova Digital

Jaron Lanier e Brittany Kaiser são dois dos muitos palestrantes que estão confirmados para participar do Sebrae Inova Digital. O evento vai reunir as principais autoridades nacionais e internacionais para discutir temas como empreendedorismo, marketing digital, proteção de dados e tendências. A iniciativa é gratuita e a transmissão irá ocorrer totalmente por meio digital.

A programação também conta com a participação do empresário Flávio Augusto (Wise Up e Orlando City Soccer Club); do autor do livro Seja Foda, Caio Carneiro; o co-fundador da Resultados Digitais, André Siqueira; a primeira influenciadora digital de moda brasileira, Camila Coutinho; o fundador da marca Reserva, Rony Meisier; o professor Clóvis de Barros Filho; e o chefe de e-commerce da fabricante chinesa Xiaomi para América Latina, In Hsieh; entre outras personalidades.

As inscrições são limitadas e podem ser feitas na página do Sebrae Inova Digital. Por lá é possível conferir toda a programação, bem como a lista de palestras que serão realizadas com conteúdos complementares, como storytelling, copywriting, inbound marketing, entre outros.

Sebrae Inova Digital Evento