População do DF já pode analisar propostas do PDOT nas Administrações

A comunidade pode participar da análise do documento de duas formas, presencial e on-line

Agência Brasília
PDOT - Metrópoles
1 de 1 PDOT - Metrópoles - Foto: Agência Brasília

atualizado

metropoles.com

A população da capital federal apresentou ao governo aqueles que ela considera os maiores problemas de cada região administrativa. Agora, está opinando sobre as propostas desenvolvidas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do DF (Seduh) aos casos tecnicamente viáveis. Sim, o Plano Diretor de Ordenamento Territorial do Distrito Federal (PDOT) – que orienta sobre o crescimento do DF para os próximos 10 anos – está ao alcance de todos para que o projeto final seja o melhor para atender a toda a comunidade.

Mas, como você pode participar? De duas formas, presencial – por meio dos eventos públicos previstos no calendário do PDOT – e on-line (Consulte o link). Inclusive, de acordo com informações da Seduh, as sugestões continuam sendo recebidas até a consolidação da minuta em si, prevista para junho.

O PDOT se concentra em oito eixos importantes:

Habitação e Regularização Fundiária: direito à moradia por meio da oferta habitacional e da regularização fundiária.

Gestão de Valorização Social da Terra: aplicação dos instrumentos urbanísticos a partir dos conceitos referentes à função social dos interesses coletivos, à propriedade privada imobiliária e à recuperação da mais valia e dos parâmetros de uso e ocupação do solo.

Ruralidades: desenvolvimento dos espaços rurais de forma multifuncional e integrada às atividades do campo.

Território Resiliente: capacidade de resistir, absorver, adaptar e recuperar-se dos efeitos de fenômenos naturais ou antrópicos não previstos, de forma rápida e eficiente.

Meio Ambiente e Infraestrutura: capacidade de suporte ambiental do território e desenvolvimento sustentável.

Mobilidade: acessibilidade e mobilidade integradas ao ordenamento territorial.

Desenvolvimento Econômico Sustentável e Centralidades: áreas de concentração de atividades, empregos e oferta de serviços.

Participação Social e Governança: instrumentos urbanísticos para fortalecer o cumprimento da função social da propriedade e a justa distribuição dos benefícios e ônus decorrentes do processo de urbanização.

PDOT

O PDOT é o instrumento básico da política territorial e de orientação aos agentes públicos e privados que atuam na produção e gestão das localidades da capital e na expansão urbana e rural do território do Distrito Federal.

A revisão do plano consta na Lei Complementar n° 803, de 2009, e prevê a atualização do PDOT a cada 10 anos. O atual processo foi iniciado em 2019, mas foi suspenso devido à pandemia e retornou em 2023.

No total, foram promovidas quase 70 reuniões com a população para a elaboração das propostas.

Durante os meses de março e abril, será disponibilizado em cada região administrativa material impresso do diagnóstico do plano e cartilhas explicativas sobre o que é e o que não é matéria do PDOT.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?