metropoles.com

Planejamento estratégico é essencial para o crescimento dos negócios

Sócio do NWGroup, Fernando Cavalcanti afirma que começar o ano trabalhando de forma planejada permite traçar bem metas e objetivos

Divulgação
Fotografia colorida mostrando advogado trabalhando em escritório-Metrópoles
1 de 1 Fotografia colorida mostrando advogado trabalhando em escritório-Metrópoles - Foto: Divulgação

atualizado

Não importa o porte da sua empresa, uma coisa é certa: com um novo ano se aproximando, o planejamento é prioridade. E, se você ainda não pensou nisso, é preciso começar a agir. “Um planejamento, por mais bem estruturado que seja, pode e, muitas vezes, sofre alterações conforme a necessidade e objetivo do negócio em determinados momentos. O fato é que o plano precisa existir, ainda que seja ajustado futuramente”, afirma o economista e sócio do NWGroup, Fernando Cavalcanti.

À frente de uma empresa especialista em soluções empresariais e financeiras, Cavalcanti ressalta a importância do planejamento estratégico celebrando os resultados positivos do grupo em 2022. “Possuir um plano é saber para onde seu negócio está indo e, mais que isso, para onde quer ir. No início deste ano, traçamos um plano de expansão que saiu de quatro para 23 unidades em todo o país, além de atingirmos a marca de 15 mil clientes”, enfatiza.

O executivo atrela o sucesso do grupo em 2022 ao planejamento estratégico traçado em conjunto com líderes e especialistas da empresa. “Quando iniciamos esse plano, traçamos metas viáveis para um ano que seguia em recuperação de uma pandemia. Não imaginávamos ter frutos tão positivos como esses, que foram possíveis graças a estratégias e estudos minuciosos, etapas que sempre tivemos como indispensáveis em nossos projetos”, complementa.

Iniciar o ano trabalhando de forma planejada permite que os esforços sejam empenhados em metas e objetivos bem traçados, afirma Cavalcanti. “O foco será um só e, com um planejamento adequado e bem desenhado, será possível evitar prejuízos como desperdício de recursos e investimentos equivocados. Para um negócio, ter um orçamento bem definido e claro acerca de despesas e investimentos é imprescindível para que as contas fechem e, principalmente, para compreender se o negócio está crescendo ou não”, acrescenta.

Fotografia colorida mostrando o economista e sócio do NWGroup, Fernando Cavalcanti-Metrópoles
Economista e sócio do NWGroup, Fernando Cavalcanti, reforça que é normal que as estratégias sejam lapidadas ao longo do ano

O executivo explica que fazer as perguntas certas é o ponto de partida para iniciar sua estratégia de 2023. “Para começar a desenhar o seu plano, entenda o propósito do seu negócio, tenha clara as metas que você quer alcançar, qual público você quer atingir, detalhe de forma minuciosa as principais perguntas e, a partir daí, será possível identificar as ações que poderão ser desenvolvidas e segmentá-las junto aos responsáveis de cada área dentro do negócio”, complementa.

Cavalcanti também reforça que é normal que as estratégias e ações sejam lapidadas ao longo do ano. “Um planejamento pode ser ajustado, isso é sinal de que você está conseguindo entender as necessidades e o cenário ao qual o seu negócio está inserido. Entender que é preciso lapidar o seu plano, é entender que a rota mudou, é um sinal de que você está atento à volatilidade do mercado e do seu público.”, enfatiza.

Se existem profissionais responsáveis por diferentes áreas dentro do seu negócio, é preciso envolvê-los no desenvolvimento de estratégias. “Como vice-presidente, posso afirmar que se existem líderes na sua empresa, eles precisam estar na mesma sintonia, afinal, não temos conhecimento de tudo. É preciso ter os especialistas do negócio trabalhando em conjunto, sugerindo métodos e trazendo suas perspectivas. Isso é importante para termos uma visão macro e clara de como alcançar os objetivos e metas da empresa. O trabalho em conjunto aumenta a possibilidade de sucesso do plano traçado e corrobora para o crescimento do negócio”, aponta o executivo.

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?