Palestra sobre educação e ética marca comemoração dos 35 anos do Sigma

Durante o evento, alunos, professores e funcionários foram homenageados por fazerem parte do crescimento da instituição

atualizado 22/11/2018 21:45

JP Rodrigues/ Especial para o Metrópoles

Um dos mais tradicionais colégios de Brasília, o Centro Educacional Sigma, comemora 35 anos de história. Para celebrar o marco, a instituição promoveu, ao longo do ano letivo, uma série de atividades para aproximar as famílias, alunos e educadores. Um dos projetos que compõem as comemorações, batizado de Sigma+Diálogos, visa promover debates e conversas com especialistas renomados sobre temas como educação, valores e cidadania.

A 5ª edição, realizada nessa quarta-feira (21/11) na unidade da 912 Sul, contou com a presença da doutora em filosofia, psicóloga e poetisa Viviane Mosé, que ministrou uma palestra sobre ética e educação. A solenidade contou com aproximadamente 600 pessoas e homenageou aqueles que fizeram parte da trajetória do colégio, além de trazer novidades para 2019.

Durante a palestra, a filósofa tratou de temas como educação, ética, internet e cultura com as crianças e jovens, além de limites que devem, ou não, ser impostos. O bate-papo com Viviane Mosé ocorreu com uma linguagem simples e descontraída, que agradou a todos os presentes. “Hoje, a sociedade é movida por inovação. Todo mundo precisa ser atualizado, criativo e ter bom humor. Por exemplo, o que os jovens buscam atualmente para demonstrarem poder? O número de curtidas nas redes sociais. E isso só é possível com criatividade, humor ou boa narrativa”, analisou.

 

JP Rodrigues/ Especial para o Metrópoles
Aproximadamente 600 pessoas estavam inscritas para esta edição do Sigma+Diálogos

 

Esse encontro é um marco para a instituição, pois vemos a confiança que os pais depositam no colégio. O projeto Sigma+Diálogos ajuda a nós, família e escola a construirmos um melhor cenário de aprendizagem para os estudantes

Juliana Diniz, diretora-geral do Centro Educacional Sigma
0

Experiência positiva
O engenheiro Aroldo Eduardo Salata, pai de duas alunas do Sigma, participou pela segunda vez do projeto, e defende iniciativas que aproximam a escola da família, pois acredita que essas ações possibilitam entender melhor novos processos de aprendizado e a decifrar a mentalidade das crianças nos dias de hoje.

“O Sigma sempre teve credibilidade dentro da sociedade por ser uma escola que prepara bem o aluno para ingressar na universidade. Porém, a instituição me surpreendeu oferecendo muito mais que isso. A parceria com os pais e a maneira que eles conhecem e entendem a individualidade de cada aluno são fatores positivos”, pontua Aroldo Eduardo Salata

JP Rodrigues/ Especial para o Metrópoles
O engenheiro Aroldo Eduardo Salata, pai de duas alunas da instituição, já participou duas vezes o Sigma+Diálogos

Projetos futuros
A direção da rede aproveitou o evento para apresentar a nova unidade do Sigma em Águas Claras, além dos projetos de revitalização das escolas da 912 Sul e da 606 Norte.

Queremos marcar a celebração dos 35 anos não apenas homenageando a nossa história, mas deixar claro e consolidado nossos projetos futuros

Juliana Diniz, diretora-geral do Centro Educacional Sigma
JP Rodrigues/ Especial para o Metrópoles
Juliana Diniz, diretora-geral do Sigma, apresentou as novidades do colégio para os próximos anos

Excelência acadêmica
Fundada em 1983, a instituição tem a missão de formar alunos com foco nos aspectos intelectual, educativo e moral. A marca conta, atualmente, com quatro unidades em todo o Distrito Federal que abrangem desde a educação infantil até o ensino médio. A rede dispõe de programas de tempo integral, por meio da jornada ampliada (para educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental) e do módulo ampliado (para os 6º e 7º anos), no contraturno das aulas.

Além disso, o Sigma já preparou mais de 30 mil estudantes para o mundo. Prova disso são os expressivos resultados alcançados em avaliações externas e ingresso em faculdades nacionais e estrangeiras. Só em 2018, foram 456 aprovações em universidades públicas no Brasil, 282 no PAS da UnB – sendo que 33% das vagas de medicina foram da instituição – e 155 alunos passaram por meio do Enem/Sisu.

Programas diferenciados
O Sigma busca desenvolver continuamente soluções criativas e distintas de ensino, para gerar maior interesse dos alunos. Por isso, trabalha com diversos projetos que visam proporcionar um ambiente favorável aos estudantes. Confira alguns dos programas oferecidos pelo colégio:

  • Sigma Múndi: simulados da Organização das Nações Unidas (ONU) com discussões sobre política internacional.
  • Anjos do Sigma: encontros de alunos com professores para desenvolvimento de campanhas de arrecadação de alimentos e agasalhos para instituições carentes, além de visitas a asilos, creches e escolas da rede pública.
  • Sítio Arqueológico: estudantes vivenciam atividades arqueológicas e compreendem a importância da preservação do patrimônio histórico.
  • Feira Medieval: alunos são inseridos na Idade Média, com trajes de época, e aprendem na prática sobre o momento histórico nas disciplinas de geografia, português, artes e história.
  • Educação Tecnológica: em parceria com a Lego Education, os jovens usam a criatividade e contam com projetos de iniciação à robótica, com conceitos de matemática e ciências.
  • Expo Brasil: em formato de exposição, a riqueza do Brasil é apresentada por meio de apresentações artísticas e culturais, degustação de comidas típicas e mostra de artesanatos.
  • Sigma+Enem: trabalho intensivo e com acompanhamento personalizado de estudos direcionados para o Enem.
  • Pré-PAS Sigma: oferta de exercícios para preparação do PAS-UnB, com conteúdos conceituais, exercícios e simulados.

Centro Educacional Sigma
Site: Sigma DF
Endereços e telefones:
912 Sul – SGAS 912, conjunto A – (61) 3346-3232
910 Norte – SGAN 910, módulo E – (61) 3701-3737;
606 Norte – SGAN 606, módulo A – (61) 3349-1088
Águas Claras – Rua 14 Sul, S/N, lote 6 – (61) 3027-6060
Atendimento para novos alunos: (61) 3701-3738
Redes sociais: Facebook e Instagram

Últimas notícias