Operação Baixas Temperaturas é reativada na cidade de São Paulo

Com previsão de frio intenso, estruturas são reforço para proteção e acolhimento das pessoas mais vulneráveis

Leon Rodrigues/PrefSP
operacao-baixas-temperaturas
1 de 1 operacao-baixas-temperaturas - Foto: Leon Rodrigues/PrefSP

atualizado

metropoles.com

A cidade de São Paulo se prepara para temperaturas mais baixas nos próximos dias, entre 9ºC e 11ºC. Por isso, para proteger a população mais vulnerável, a Prefeitura de São Paulo já ativou as tendas da Operação Baixas Temperaturas (OBT). Além das tendas, haverá reforço das equipes de abordagem social em toda a cidade.

No total são nove tendas em todas as regiões da cidade em uma estratégia que busca otimizar a assistência prestada à população em situação de vulnerabilidade durante os dias mais frios na região central, com base no monitoramento permanente dos fluxos e dinâmicas dessa área da cidade.

Endereços das tendas:
•    Região Central – Sé (Praça Fernando Costa, ao lado do Parque Dom Pedro II)
•    Região Sul – Santo Amaro (Praça Salim Farah Maluf) e Capela do Socorro (Praça José Boemer Roschel)
•    Região Norte – Santana (Rua Paineira do Campo, 943) e Vila Maria (Praça Novo Mundo, Rua General Mendes, 111)
•    Região Leste – Guaianases (Rua Capitão Pucci, 38), Itaquera (Avenida Musgo de Flor x Avenida Imperador) e Canindé (Praça Kantuta, 924)
•    Região Oeste – Lapa (Rua do Curtume x Guaicurus)

O funcionamento é das 18h a 0h, com oferta de alimentos como sopa, pão, chocolate quente, chá e água, além da distribuição de cobertores.

Também há vacinação contra influenza, Covid-19, Dupla Adulto, SCR (sarampo caxumba e rubéola), febre amarela e hepatite B.

Animais da população atendida podem passar por avaliação clínica veterinária básica e receber vacinação antirrábica, implantação de microchip. Também é feita a emissão de RGA, administração de antiparasitários, curativos, manejo clínico de agravos leves e moderados, orientações sobre cuidados durante o frio intenso e encaminhamento de casos graves para hospital veterinário de referência.

Além disso, todo o efetivo da Guarda Civil Metropolitana (GCM) que estiver fazendo patrulhamento preventivo no período noturno distribuirá cobertores a pessoas em situação de vulnerabilidade.

Como reforço no atendimento a essa população, a prefeitura disponibilizará 1.000 vagas emergenciais de acolhimento, fortalecendo a maior rede socioassistencial da América Latina, que conta com mais de 27 mil vagas distribuídas em 374 serviços.

Além da oferta de vagas de acolhimento na rede, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) fica responsável pela coordenação das equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) e da Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS), que intensifica as abordagens em diferentes regiões da cidade no período noturno.

No local, equipes do SEAS fazem encaminhamentos para acolhimento e orientam sobre o acesso aos serviços da rede socioassistencial, inclusive durante a madrugada.

Em caso de aceite, as pessoas são encaminhadas aos serviços de acolhimento, onde são oferecidos pernoite, banho, jantar e café da manhã. Quando o acolhimento não é aceito, são distribuídos cobertores e lanches.

A população também pode colaborar solicitando abordagem social por meio da central 156 (ligação gratuita), disponível 24 horas por dia, pelo portal, pelo aplicativo SP156 ou WhatsApp (11) 3230-5156, sem necessidade de identificação.

Para agilizar o atendimento e garantir a localização das pessoas, é importante informar características físicas, roupas utilizadas e o local onde a pessoa se encontra, com endereço, bairro e ponto de referência.

Entre abril e outubro de 2025, a Operação Baixas Temperaturas fez mais de 1.864.714 atendimentos à população em situação de vulnerabilidade.

As ações incluíram acolhimento emergencial 24 horas e a distribuição de cobertores e alimentos, reforçando a atuação integrada da rede socioassistencial durante o período de frio intenso.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?