OMT desenvolve aplicativo para facilitar viagens no pós-pandemia

Ferramenta irá agilizar procedimentos e aumentar a segurança do processo de identificação de visitantes em qualquer país

atualizado 25/09/2020 20:11

Mulher no aeroportoGetty Images

A retomada das viagens e das atividades turísticas de maneira segura e sustentável em todo o mundo tem sido palco para muitas decisões nos últimos meses. Entre as diretrizes anunciadas pela Organização Mundial do Turismo (OMT), está a parceria firmada com a consultoria Wanderlust World para o desenvolvimento de um aplicativo que facilitará as viagens dos turistas no cenário pós-pandemia da Covid-19.

O objetivo da plataforma, ainda sem data de lançamento, é agilizar procedimentos e aumentar a segurança do processo de identificação de visitantes em qualquer país. O aplicativo disponibilizará, ainda, cópias digitais dos principais documentos necessários para a identificação pessoal em destinos. A ferramenta World Tourist Identification (WTID) também busca coibir fraudes.

Para o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, a ação se soma às diretrizes em prol da recuperação do segmento. “O reinício do turismo deve ser gerenciado com cautela e responsabilidade, priorizando a saúde pública e fazendo pleno uso da inovação. O aplicativo promete facilitar viagens nas fronteiras internacionais e promover confiança no turismo”, ressalta.

Retomada gradual e com segurança

Desde que se instaurou o isolamento social e o consequente impacto em vários setores, entre eles o de turismo, órgãos do âmbito destacam a importância de restaurar a confiança dos viajantes por meio de protocolos de segurança e proteção projetados para reduzir riscos em cada etapa da cadeia de valor do segmento. Dentre as medidas anunciadas estão: aferição de temperatura, uso de máscaras, distanciamento físico e limpeza periódica de ambientes e superfícies, entre outras iniciativas.

No Brasil, as medidas também estão em vigor. O Ministério do Turismo em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), disponibiliza uma certificação para empreendimentos que cumprem os requisitos de higiene e limpeza. Além disso, o órgão também lançou a campanha “Não cancele, remarque!”, que visa incentivar a preservação dos empregos e o controle de manutenção dos serviços contratados. E, além da preocupação coma retomada em âmbito global, a instituição também promove ações de estímulo a viagens domésticas, com o objetivo de tornar as viagens pelo país parte da cesta de consumo do brasileiro e assim fomentar a volta gradual do turismo.

Webinar

Para discutir o assunto, o Metrópoles e a Fecomércio-DF realizam na próxima quarta-feira (30/09) um webinar com especialistas no segmento do turismo que irão debater sobre a retomada do setor em Brasília. O acesso é gratuito, a partir das 15h, nos canais do Metrópoles, no Facebook e YouTube.

 

Últimas notícias