atualizado
O Brasil é líder no mercado latino-americano de veículos elétricos. Apenas no último ano, o setor cresceu 26%, com cerca de 223 mil veículos vendidos. Com uma matriz energética majoritariamente renovável, os números reforçam o protagonismo nacional no futuro da mobilidade.
Os dados fazem parte do 3º Relatório de Mobilidade Sustentável – Perspectiva do Brasil, apresentado durante o Latam Mobility & Net Zero Brasil 2026.
Ainda de acordo com o relatório, em 2024 esse avanço foi puxado pelos veículos 100% elétricos; já em 2025, os híbridos plug-in (PHEV) tiveram alta de 56,2%.
Diante desse cenário promissor e em plena expansão, o Metrópoles promove o talk “Nova Era dos Veículos: O Futuro da Mobilidade no Brasil” no dia 13 de maio. Com inscrição gratuita e aberto ao público, o encontro será às 14h no Ulysses Centro de Convenções.
O talk reunirá especialistas para debater os desafios que envolvem os avanços da eletromobilidade, como políticas governamentais, infraestrutura de recarga, expansão da cadeia produtiva e outros fatores que influenciam na adoção em larga escala do modelo no país.
O encontro integra a programação do Innova Summit, um dos principais eventos de inovação e negócios da América Latina, que será promovido em Brasília entre 12 e 14 de maio.
Além da experiência presencial, que permite interação direta com os especialistas e networking qualificado, o talk será transmitido ao vivo pelo canal do Metrópoles no YouTube.
O talk promoverá debates estratégicos sobre a transformação da mobilidade no país e reunirá alguns dos principais nomes do setor. Entre eles, o vice-presidente sênior da BYD, Alexandre Baldy, responsável por liderar a atuação da marca no país.
“Os primeiros 100 dias de 2026 só reforçam a nova cara do Brasil: mais verde e mais elétrico. A liderança do BYD Dolphin Mini no varejo joga luz sobre a vontade do consumidor de mudar — e mudar de vez. A discussão proposta pelo Metrópoles é uma excelente oportunidade de avançar nos projetos que podemos oferecer aos brasileiros”, defende Baldy.
Além dele, participam do encontro:
- Marcus Cavalcanti, secretário especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Casa Civil da Presidência da República
- Davi Bertoncello, CEO da Tupi Mobilidade
- Gustavo Pamplona, gerente de Expansão do Grupo DVA
- Grace Kelly Ganharul, especialista em eletrificação veicular do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (SENAI-SP)
- Clarisse Cunha Linke, diretora-executiva do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP)
As discussões abordarão os caminhos para posicionar o Brasil como um hub global de inovação, com foco em debater alguns dos principais desafios do setor, como superar as barreiras geográficas e acelerar a transição energética.
A conversa também pretende abordar como aplicativos, políticas públicas e inovação redesenham a mobilidade urbana e abrem novas oportunidades para a nova era dos veículos.
Programação do talk “Nova Era dos Veículos: O Futuro da Mobilidade no Brasil”
- Painel 1 – Mobilidade, neoindustrialização e a consolidação do futuro brasileiro
- Painel 2 – A expansão logística da eletrificação de frotas no Brasil
- Painel 3 – A virada do mercado e a nova lógica de consumo da mobilidade elétrica
Avanços e desafios da eletromobilidade no Brasil
Os avanços da mobilidade elétrica no Brasil têm sido consistentes nos últimos anos, especialmente no que se refere à infraestrutura. O país já conta com 21.061 pontos públicos e semipúblicos de recarga, segundo dados da ABVE e da Tupi Mobilidade.
Em um ano, a recarga rápida (DC) cresceu 167% e já representa 31% da base nacional de eletropostos públicos e semipúblicos, reduzindo o tempo de carregamento e aumentando a viabilidade de uso.
Esse crescimento reduz a ansiedade de autonomia e, dessa forma, colabora para a crescente eletrificação de veículos, abrangendo frotas corporativas e o transporte público.
Por outro lado, os desafios ainda são relevantes e estruturais. Apesar do crescimento, a relação entre veículos e infraestrutura ainda é alta: cerca de 19,6 veículos por ponto de recarga, quando o ideal seria próximo de 10.
Do ponto de vista do consumidor, segundo o portal Webmotors, 54% apontam a falta de infraestrutura como principal barreira à adoção, evidenciando que o avanço ainda precisa ser mais estratégico em planejamento e investimento.
Innova Summit
Um dos maiores eventos da América Latina voltados à inovação e aos negócios, o Innova Summit conta com uma programação diversificada que reúne profissionais de renome do mundo do empreendedorismo e da tecnologia. A entrada é gratuita, mediante inscrição prévia.
Ao integrar essa iniciativa, o Metrópoles amplia o diálogo sobre os avanços e desafios da mobilidade no Brasil, reunindo líderes e especialistas em torno de ideias e soluções que estão moldando o futuro.
Retire seu ingresso gratuito e faça parte dessa discussão sobre o futuro da mobilidade no Brasil
Talk: “Nova era dos veículos: O Futuro da Mobilidade no Brasil”
Quando: 13 de maio de 2026 (quinta-feira)
Onde: Ulysses Centro de Convenções – Brasília (DF)
Horário: a partir das 14h
Transmissão: YouTube do Metrópoles


