metropoles.com

Nas escolas do Sesi-DF, situações da vida real servem à aprendizagem

O aluno da Rede Sesi de Educação é desafiado a solucionar problemas, conciliando o domínio da tecnologia com as habilidades socioemocionais

Foto: Bruno Frauzino
sesi df
1 de 1 sesi df - Foto: Foto: Bruno Frauzino

atualizado

Imagine uma escola em que o aluno é o protagonista do processo de aprendizagem, o professor é o mentor e a educação vai além das disciplinas tradicionais. O ambiente, inovador e tecnológico, estimula a criatividade e a interação.

Assim é a Rede Sesi de Educação, que tem quatro escolas no Distrito Federal: no Gama, no Setor de Indústrias Gráficas (SIG), em Sobradinho e em Taguatinga. Todas oferecem o Novo Ensino Médio. O Gama e Taguatinga têm também os anos finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano).

“Nosso foco é a preparação para o futuro do trabalho. Acompanhar a evolução da tecnologia é crucial, mas vamos além das competências técnicas”, explica a gerente executiva de Educação do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF), Valéria Silva. “As habilidades socioemocionais também continuarão sendo extremamente importantes: saber atuar em equipe, lidar com adversidades, se adaptar a mudanças”, exemplifica.

O objetivo é, portanto, a formação integral do estudante, encorajando o pensamento científico, o raciocínio crítico, as competências socioemocionais, a proatividade, a postura empreendedora e a consciência social e ambiental.

Para Lílian Flávia Ribeiro dos Santos, essa abordagem fez toda a diferença na transição dos filhos para os anos finais do Ensino Fundamental, quando o aluno passa a lidar com mais professores, mais disciplinas e mais responsabilidades.

Em 2022, ela matriculou os gêmeos Mateus e Samuel no 6º ano do Sesi Gama. “A proposta e a estrutura atenderam às minhas expectativas, mas o sentimento de que realmente fiz a escolha certa foi pelo acolhimento da escola — da portaria às equipes de apoio. Professores maravilhosos fizeram parte de toda a construção e evolução social, emocional e de conhecimento nestes dois anos”, conta a mãe dos adolescentes, que hoje estão com 13 anos.

Torneio de Robótica
Torneio de Robótica da Rede Sesi de Educação

Educação tecnológica e raciocínio crítico
A Rede Sesi de Educação tem material didático autoral alicerçado na educação em STEAM (das iniciais de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática em inglês). Com metodologias ativas, o ensino é centrado no estudante, estimulando-o a se envolver em projetos transdisciplinares.

A educação tecnológica compõe as grades curriculares do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, com o desenvolvimento de habilidades de programação, o pensamento computacional e a aprendizagem da robótica. É uma aliada para que os estudantes solucionem desafios de forma prática, aplicando o que aprenderam na teoria.

A robótica conquistou os dois filhos de Marcelo Pereira Serejo. Eles compuseram equipes escolares que competiram em torneios regionais, nacionais e internacionais. Gabriel tem 23 anos e fez o Ensino Médio no Sesi Gama. Formou-se em 2017, ano em que Bernardo entrou na escola para cursar o 6º ano do Ensino Fundamental. O caçula agora tem 18 anos e está na 3ª série do Novo Ensino Médio, no itinerário formativo de Matemática, e o mais velho levou a robótica para a vida profissional. Já foi monitor e professor e hoje é coordenador em uma empresa da área.

Marcelo Pereira Serejo posa com os filhos Gabriel e Bernardo

O pai de Gabriel e Bernardo acredita que o incentivo à busca por soluções de forma persistente seja um dos pontos fortes da proposta educacional: “O Sesi não é uma escola dogmática; pelo contrário, estimula o questionamento e a discussão”.

O resultado dessa vivência, diz Marcelo, é que os filhos fazem parte de um conjunto de pessoas com pensamento crítico e condições de escolher diversos caminhos.

“No Sesi, entendi a diferença entre ensinar e educar. Os professores tiram a educação de dentro para fora do aluno”, resume.

Diferenciais
Na Rede Sesi-DF de Educação, os alunos podem optar pelo Programa Bilíngue, em espanhol para o Ensino Fundamental e em inglês para o Novo Ensino Médio. Do 6º ao 9º ano, há ainda o Sesi Total — atividades educativas, esportivas, culturais e recreativas no turno contrário ao das aulas.

Quando chegam ao Novo Ensino Médio e precisam definir o itinerário formativo, os alunos escolhem as opções da escola ou um curso do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) — Design Gráfico, Programação de Jogos Digitais e Desenvolvimento de Sistemas são algumas das formações disponíveis. Nesse caso, além do diploma do Ensino Médio, o estudante obtém um diploma de nível técnico profissional.

A Rede Sesi-DF de Educação está com matrículas abertas para 2024. Acesse sesidf.org.br e saiba mais.

Sesi-DF

Facebook | Instagram | Site

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?