Conteúdo especial

Mostra Sesc de Música reúne artistas do DF e Entorno em evento on-line

Quinta edição do evento traz shows autorais de talentos locais. Transmissões serão realizadas entre 27 a 30 de maio, às 20h, pelo YouTube

atualizado 28/05/2021 11:11

O Distrito Federal confirma a cada ano a vocação cultural com o surgimento de novos talentos, que fazem sucesso não só por aqui, mas em todo o país. Para encorajar a produção autoral e as trocas artísticas, o Sesc-DF promove entre 27 a 30 de maio, sempre às 20h, a 5ª edição da Mostra Sesc de Música. 

O festival on-line será transmitido pelo YouTube e irá contar com apresentações de 12 artistas de diferentes estilos musicais do DF e do Entorno, que foram selecionados entre 130 inscritos por meio da curadoria de analistas de Cultura do Sesc-DF. Serão três atrações por dia, todas tocando músicas autorais. Os artistas receberão um cachê máximo de R$ 2,4 mil. 

Os shows foram previamente gravados e têm como palco um símbolo da música na cidade: o Teatro Sesc Garagem (913 Sul) e prometem revelar novos artistas ao público, para além das fronteiras geográficas. 

“A mostra tem um alcance maior, pois extrapola a barreira do presencial. Nesta transposição do formato para o digital, optamos por fazer os shows gravados, com todos os cuidados necessários que o momento exige. Conseguimos trabalhar com inúmeros recursos audiovisuais que ajudam a dar mais movimento, dinâmica e interatividade à mostra. As falas dos artistas e o palco do Garagem, que é uma representação muito forte na cultura da cidade, trazem esse clima intimista à mostra”

analista de Cultura do Sesc-DF, Samuel Araújo.

 

 

0

A plateia virtual poderá curtir rock, chorinho, rap, música instrumental e muito mais. “O público pode esperar muita música boa, artistas super diferentes, com energias e propostas variados. Ritmos e músicas para todos os gostos.”, conta Samuel Araújo. 

Entre os artistas que participam dos quatro dias de evento estão Túlio Borges, o rapper Israel Paixão, a banda Chinelo de Couro, A Engrenagem, Nãnan, Banda Moscolês, Tatu Asú, Pablo Fagundes e Marcus Moraes, Banda Quebraqueixo, Passo Largo, Tiago Tunes Quinteto e Mandrágora.

O evento, inclusive, marca o retorno de muitas bandas e artistas aos palcos, após um longo período sem apresentações. 

O músico e pianista de formação Túlio Borges, de 40 anos, seguiu compondo durante o último ano e irá revelar algumas dessas novas canções pela primeira vez ao público. Foram mais de 30 composições intimistas que se entrelaçam com a literatura e seus escritores favoritos.  

“O festival é uma oportunidade muito boa de voltar a pisar no palco e encontrar os músicos para fazer algo junto. É algo muito bom que o Sesc-DF pode nos proporcionar. Um alento, um respiro.”

músico Túlio Borges
0

 A cultura não parou

O setor de eventos e arte foi diretamente afetado pela pandemia, com teatros, museus e demais espaços culturais fechados. Mas, como o show não pode parar, o setor se adaptou rapidamente para continuar as apresentações, agora, no ambiente virtual. O Sesc-DF manteve a programação cultural ativa com o apoio da internet. 

“Esse é um momento muito importante para os nossos artistas locais continuarem encontrarem seu público, mesmo que virtualmente, além de um apoio financeiro. Mais que um evento de importância cultural, estamos promovendo um evento de importância social também”

coordenador de cultura do Sesc-DF, Alexandre Costa

Outra iniciativa para fomentar os artistas da capital federal é o Sesc Studio. Esse projeto, que está formulado dentro do Programa de Incentivo à Produção Cultural (PIPC), uma iniciativa criada em 2016 para promover e incentivar o desenvolvimento da cultura no Distrito Federal, oferece a estrutura da instituição, como teatros e equipamentos, de forma gratuita para artistas locais gravarem shows, espetáculos, lives e demais conteúdos.

5ª Mostra Sesc de Música

De  27 a 30 de maio | 20h no YouTube 
Instagram | Facebook