metropoles.com

Mais de 6 milhões de pedidos foram entregues pelo projeto iFood Pedal

De acordo com a foodtech, cerca de 15 mil pessoas utilizam o programa de aluguel de bike para fazer as entregas 

Divulgação / iFood
Imagem colorida mostra entregador do iFood andando de bicicleta pela ciclovia da avenida Paulista, em São Paulo - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra entregador do iFood andando de bicicleta pela ciclovia da avenida Paulista, em São Paulo - Metrópoles - Foto: Divulgação / iFood

atualizado

As bicicletas têm conquistado cada vez mais espaço nos deliveries por aplicativo. Além de facilitar a locomoção nas grandes cidades, o modal auxilia na qualidade de vida do trabalhador e ainda contribui positivamente com o meio ambiente, evitando a emissão de gás carbono — comum nos veículos a combustão. No iFood, por exemplo, cerca de 20% dos entregadores ativos utilizam a bike como o principal meio de transporte. 

A expectativa da foodtech é que esse número aumente a cada ano e, para facilitar esse processo, a empresa conta com o iFood Pedal. O programa criado em outubro de 2020, em parceria com a Tembici, disponibiliza bicicletas compartilhadas, elétricas e convencionais, a preços mais acessíveis aos entregadores da plataforma. 

Em dois anos de atividade, cerca de 15 mil entregadores utilizam o aluguel de bikes pelo Pedal. Permitindo assim que, mesmo aquelas pessoas que não tinham um meio de transporte próprio, conseguissem gerar renda com o delivery. Ao todo, foram mais de 6 milhões de pedidos entregues pelo programa. 

“O iFood Pedal foi cocriado com entregadores parceiros e se provou sustentável e plenamente alinhado com o impacto operacional, ambiental e social que queríamos alcançar. Esse modelo veio para ficar, porque vimos consumidores e restaurantes serem atendidos de forma mais eficiente.”

Fernando Martins, Head de Inovação e Logística do iFood

Facilidade 

As primeiras cidades a contar com o iFood Pedal foram São Paulo e Rio de Janeiro. Com o sucesso e aprovação entre os entregadores que se beneficiaram com a iniciativa, a foodtech decidiu ampliar a oferta para outras regiões. Atualmente, o programa está presente também em Recife (PE), Salvador (BA), Brasília (DF) e Porto Alegre (RS).

Para aproveitar as facilidades que o programa oferece, os interessados devem se cadastrar na aba “iFood Pedal” que está disponível no aplicativo do iFood para o entregador. Nessa seção é possível encontrar todas as informações necessárias. 

As bicicletas podem ser retiradas em sete pontos do iFood Pedal, além das estações de bike da Tembici e do Itaú — que são parceiras do projeto. É possível escolher entre as bicicletas convencionais e as elétricas, com período de rodagem de duas a quatro horas por viagem.  

Como diferencial, as bicicletas elétricas trazem um grande facilitador no dia a dia com motor que é acionado a cada pedalada, proporcionando leveza para quem a utiliza e um melhor desempenho. Ao todo, são disponibilizadas 2.500 bikes desse tipo no projeto, permitindo que o trabalhador faça as entregas de maneira mais rápida e mais confortável. 

Nesse modelo, a velocidade é limitada a 25 km/h, com uma bateria que possui autonomia de 60 km. Os freios e peças de transmissão carregam selo de empresas renomadas do mercado, proporcionando melhor qualidade e segurança. Além disso, o iFood investiu em tecnologia e outros mecanismos que delimitam o raio de entrega para cada restaurante e identificam quem estiver mais próximo, enviando rotas mais curtas para os entregadores que utilizam as bikes, otimizando os ganhos e tempo de deslocamento.

Pedal Responsa

Alinhado às metas de sustentabilidade para tornar neutra a emissão de carbono e chegar a 50% das entregas por modais limpos, o iFood Pedal também atua com um viés social para apoiar os trabalhadores que querem migrar para a bicicleta no delivery. E para auxiliar nesse processo, a foodtech oferece o curso de segurança viária, Pedal Responsa, promovido em parceria com o Instituto Aromeiazero.

O projeto traz conteúdos como: cuidados e responsabilidades ao pedalar, comunicação com cliente e questões de saúde. Ao concluir o curso, o entregador recebe certificado e um kit especial com vários itens úteis para a rotina nas entregas, como garrafa de água, carregador de celular portátil, jaqueta e camisa com proteção UV.

O Pedal Responsa já formou 15.784 entregadores bikers parceiros do iFood

Os entregadores que utilizam o modal também contam com seguro de acidentes pessoais oferecido gratuitamente pelo iFood em parceria com a seguradora MetLife e a farmacêutica MDS, que fornece descontos na compra de medicamentos. A iniciativa cobre despesas médicas e odontológicas e oferece uma garantia financeira para a família em caso de acidentes. Além de auxílio funeral, auxílio com a educação de filhos menores de 18 e apoio emocional às famílias em caso de morte acidental durante as entregas ou na volta pra casa. Veja todas as coberturas oferecidas.

O seguro vale durante o período em que os parceiros estiverem logados na plataforma e também no “retorno para casa”, válido por duas horas ou num trajeto de até 30 quilômetros do local da última entrega.

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?