Conteúdo especial

Gran Cursos Online é uma das EdTechs mais inovadoras da América Latina

Maior preparatório para concursos e provas profissionais do Brasil já ultrapassou a marca de 1 milhão de alunos em sua história

atualizado 31/05/2021 10:42

Estudar para concurso não é tarefa fácil. Em geral, é preciso alguns anos de dedicação, disciplina e persistência até que o candidato conquiste a vaga que tanto almeja. Mas, com o desenvolvimento de novas tecnologias, quem deseja se tornar servidor público consegue ter hoje acesso a um universo de possibilidades que, antes da chegada do Gran Cursos Online ao mercado, parecia impossível.

Há apenas oito anos em funcionamento, a empresa liderada pelos jovens empreendedores Gabriel Granjeiro (29) e Rodrigo Calado (35) tem, hoje, mais de 250 mil alunos assinantes, sendo que aproximadamente 1 milhão de alunos já passaram pelo Gran. 

Além disso, a EdTech (abreviação de “education technology”, nome dado ao desenvolvimento e uso da tecnologia para potencializar a aprendizagem e individualizar o ensino) é líder no mercado de preparação para concursos públicos e provas profissionais, tem se firmado com uma das mais inovadoras do país e acaba de lançar 13 cursos de pós-graduação que dão aos alunos a possibilidade de estudarem para concursos e se especializarem ao mesmo tempo.

Nascida em Brasília, a empresa cresceu tanto que já chamou a atenção de gigantes e virou caso de sucesso da Amazon Web Services. Juntos, o Gran e a AWS aperfeiçoaram a tecnologia de Inteligência Artificial para converter textos em arquivos de voz humanizada, o que permitiu a conversão de mais de 2 milhões de páginas de leis secas, PDFs e aulas em mais de 86 mil horas de audiobooks que beneficiam todos os alunos da empresa e são ofertados gratuitamente aos 6,5 milhões de brasileiros cegos ou apresentam deficiência visual severa.

João Márcio, no Gran desde 2015, é um dos milhares de alunos que tiveram a vida transformada com o auxílio do EdTech. “Eu não sabia nem por onde começar. Minha base era fraca, já havia terminado a escola há sete anos. Então pesquisei na internet sobre um curso online, que era o único meio possível para mim, já que o trabalho não me permitia fazer nem faculdade presencial. O primeiro que apareceu foi o Gran Cursos Online, que estava com uma promoção incrível de Natal. Vi algumas aulas deles no YouTube e tive a certeza, comprei na mesma hora”, lembra.

“Os professores, com uma didática incrível e a estrutura cheia de recursos do site, cheia de recursos, me ajudaram a alcançar a aprovação em seis meses, porém fiquei em 20º lugar e na minha região eram apenas 12 vagas. Com a Assinatura Ilimitada, pude me preparar para o STM, STJ e TST – onde trabalho e sou muito feliz hoje – e ser aprovado (e nomeado) nos três, sendo um deles inclusive dentro das vagas imediatas”

João Márcio, aluno do Gran desde 2015

João já recebeu adicionais de qualificação na remuneração, e agora cursa a Gran Pós-graduação para seguir evoluindo na carreira.

Mais Inovação

Se hoje o Gran Cursos Online é o maior do ramo no Brasil, tem conquistado visibilidade internacional, e está às vésperas de receber um aporte financeiro do Fundo de Impacto Social do BTG Pactual – o maior banco de investimentos da América Latina, cujo valor de mercado é de R$ 120 bilhões, é graças ao intenso trabalho que foi realizado para superar o começo difícil⁣⁣.

⁣⁣Em 2013, a empresa nasceu pequena e a primeira versão do site ofertava cursos preparatórios apenas para três certames. Com recursos escassos, cartolinas eram utilizadas nos estúdios para melhorar a iluminação. Hoje, a empresa conta com dois complexos com 17 estúdios, além de mais de 80 estúdios remotos distribuídos nas casas dos professores por todo o país. 

Com uma plataforma exclusiva de estudo, quatro aplicativos muito bem-avaliados pelos usuários, aulas ao vivo e material didático atualizado, o Gran Cursos Online foi o primeiro preparatório do mercado a lançar a Assinatura Ilimitada, produto que dá ao aluno acesso a 100% dos cursos oferecidos por um único valor bastante acessível.

A qualidade do trabalho se reflete diretamente nos índices de aprovação de alunos nos principais concursos e no Exame da Ordem da OAB. No concurso nacional realizado em 2018 pelo Ministério Público da União (MPU), o Gran Cursos Online aprovou o 1º lugar nacional, além de seis dos 11 primeiros colocados para o cargo de técnico. Aliás, de todos os aprovados nessa seleção, 21,27% estudaram com o Gran Cursos Online. 

A plataforma também esteve por trás do sucesso de muitos candidatos de outros concursos: aprovou 295 alunos na prova da Polícia Federal; teve 38,89% dos aprovados na Assembleia Legislativa de Goiás; no Banco de Brasília (Escriturário) foram 35%; 40,8% dos classificados da Polícia Militar do DF; e 45,29% dos selecionados no certame do Superior Tribunal de Justiça.

“Os cursos preparatórios pela internet são ideais para quem tem rotina corrida, mas não pode abrir mão do acesso a conteúdos de qualidade. Por isso, o aluno do Gran Cursos Online conta com mais comodidade, economia e ganho de tempo. Isso porque ele recebe, sem sair de casa, uma série de informações importantes que ajudam na capacitação, desde a publicação do edital até dicas e mapas mentais que facilitam os estudos. Mudar vidas é o nosso propósito e ficamos muito felizes em ajudar as pessoas nesse processo tão difícil”

Gabriel Granjeiro, presidente da EdTech

Impacto Social

Além dos audiobooks gratuitos para as pessoas com deficiência visual, cerca de 120 mil alunos do Gran Cursos Online acessam gratuitamente a plataforma, que disponibiliza aos usuários, aproximadamente, 40 cursos sem custo. Esses estudantes fazem parte de seis iniciativas de impacto social como, a Assinatura para Todos, que proporciona cursos preparatórios gratuitos para beneficiários do Bolsa Família, e a Assinatura Inclusão, que oferece cursos preparatórios gratuitos ou com o valor diferenciado para pessoas com deficiência. 

A evolução também se deu no número de colaboradores. A empresa saltou de 30 profissionais, em 2015, para 540, em 2021, entre professores e parceiros distribuídos em várias partes do país e do mundo, todos comprometidos com a transformação da vida de seus alunos por meio da educação e tecnologia. 

Desde o início, o corpo docente já era formado por profissionais renomados que atuam nos principais órgãos públicos, autarquias, estatais e instituições públicas do Brasil – e que, para além da teoria, contribuem no desenvolvimento profissional de cada concurseiro. A equipe pedagógica tem décadas de experiência em concursos e está alinhada com o que há de mais moderno em metodologias de ensino. 

Jovens Empreendedores

Esses dados fazem com que Gabriel Granjeiro, presidente do Gran Cursos Online, e Rodrigo Calado, vice-presidente e diretor de Inovação e Tecnologia, figurem entre os maiores e mais importantes jovens empreendedores do país. 

Gabriel Granjeiro e Rodrigo Calado criadores do Gran Cursos Online

Gabriel Granjeiro ingressou cedo, aos 14 anos, no mundo dos concursos. Graduado em Administração e Marketing pela New York University Stern School of Business, instituição de destaque no meio corporativo, iniciou o projeto do Gran Cursos Online antes mesmo de se formar. Hoje, aos 29 anos, lidera uma das maiores EdTechs do Brasil e uma das empresas mais inovadoras da América Latina.

Referência em orientação para carreira, Gabriel tem quase 300 artigos publicados. Seus textos já foram lidos por mais de 1,5 milhão de pessoas e transformados em quatro livros. A mais recente edição do Manual do Imparável, lançada no final de 2020, figurou em 1º lugar na lista de mais vendidos da Amazon nas categorias “Orientação Profissional” e “Preparação para Carreiras e Provas”. 

No canal Imparável no YouTube, em que entrevista semanalmente pessoas para contar suas histórias de superação e aprovação em concurso público – já atingiu a marca de mais de 119 mil inscritos e quase 5 milhões de views nos 140 vídeos publicados até o momento.

Rodrigo Calado é considerado uma das maiores lideranças do país na área de tecnologia. Cofundador e Diretor de Tecnologia (CTO) do Gran Cursos Online, o jovem empreendedor trouxe para o Gran sua bagagem em tecnologia e inovação para democratizar o acesso à Educação, mudar vidas e qualificar o serviço público brasileiro.

Apaixonado por tecnologia, Rodrigo é pós-graduado em Governança da Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília e já palestrou em alguns dos eventos mais importantes do mundo em Cloud Computing e Inteligência Artificial: o AWS Summit e o Innovate.

Teve o seu primeiro contato com a Internet via BBS e escreveu sua primeira linha de código aos 10 anos de idade. Aos 17 anos, começou a trabalhar como estagiário em uma escola presencial para concursos e provas.

Hoje, aos 35 anos, acumula a experiência de mais de duas décadas de acesso à Internet, tendo fundado três empresas de tecnologia ao longo da sua carreira como empreendedor, sendo o Gran Cursos Online a sua dedicação integral desde sua fundação.

Conheça o Gran Cursos Online

Site: https://www.grancursosonline.com.br/
Redes Sociais: Instagram | Facebook | Twitter
WhatsApp: (61) 9884 6348

 

Conheça Gabriel Granjeiro e Rodrigo Calado

Gabriel Granjeiro  | Instagram | YouTube/Imparavel
Rodrigo CaladoInstagram