A atual diretoria da Geap Saúde foca em um moderno sistema de Governança Corporativa para aumentar a transparência nos processos internos, otimizar mecanismos de controle internos e externos das atividades do negócio e preservar a sustentabilidade da empresa de Autogestão em plano de saúde.

O esforço, que começou a ser implementado em 2018, é compartilhado por todas as equipes da empresa, orientadas pelo Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Diretoria Executiva. No total, são mais de 30 profissionais dedicados a encontrar conformidade nos processos e garantir transparência em todo o Brasil. A ideia é que as mudanças gerem os primeiros impactos ainda no primeiro semestre deste ano.

Entre as iniciativas estão a criação de uma cultura de Compliance, sistema defendido cada vez mais por grandes corporações, atentas em aprimorar o jeito de fazer negócios. No segmento de saúde, a Geap é uma das pioneiras em adotar esse tipo de postura de gestão corporativa. De acordo uma pesquisa (.pdf 2,9MB), 27% das corporações não têm estruturas dedicadas ao tema, com autonomia e independência.

Divulgação

Reunião de Conselhos da Geap: diferentes áreas envolvidas com a Governança Corporativa

“Buscamos a sustentabilidade da empresa. Aprimorar cada processo e facilitar a incorporação dos nossos valores, por todos, são os principais desafios”, explica o diretor-executivo, Leopoldo Jorge Alves Neto (foto em destaque). “Nosso esforço é para preservar os princípios éticos da empresa e garantir o melhor atendimento ao nosso beneficiário”.

Um dos objetivos é melhorar, ainda mais, a classificação da Geap na Pesquisa de Satisfação de Beneficiários de Planos de Saúde, que faz parte do Programa de Qualificação de Operadoras (PQO), da Agência Nacional de Saúde (ANS). Segundo o levantamento, quase 80% dos beneficiários aprovam a operadora de planos de saúde.

A pesquisa questiona aspectos como utilização do plano, canais de atendimento, acesso a informações, comunicação e rede credenciada. A maior parte dos beneficiários indicou conseguir atendimento prontamente. “A atenção em saúde recebida foi avaliada como ‘boa’ ou ‘muito boa’ pela maioria. E, quando perguntados sobre a recomendação do plano de saúde, a maioria respondeu que ‘definitivamente recomendaria’ ou ‘recomendaria’, o que representa 75% dos pesquisados”, aponta o diretor-executivo.

Conquistamos o prêmio Melhores&Maiores 2018, da Revista Exame; o prêmio Atendimento Ouro, do Hospital Santa Marta, em Brasília (DF); uma Moção de Aplauso da Câmara Municipal de Cuiabá (MT), o selo ISO 9001:2015 para o escopo “Teleatendimento”; e a chegada à “faixa 1” do Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento (é a melhor classificação entre as Operadoras avaliadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar)."
Leopoldo Jorge Alves Neto, diretor-executivo da Geap Saúde

Código de ética e conduta
Outro ponto que visa reforçar o compromisso da entidade com os princípios da boa gestão é código de ética e conduta. O documento passou por uma atualização em 2018 e foi distribuído a cada colaborador. “No material, orientamos atitudes, a fim de buscar atingir, de forma incansável, a excelência na prestação de serviços”, explica Alves Neto. Além disso, tem o objetivo de nortear a consciência profissional de cada envolvido, ao aprimorar a conduta e fortalecer a cultura de respeito nas relações e no exercício profissional diário.

Divulgação

Colaboradores de diferentes setores receberam o Código de Ética e Conduta da empresa

As diretrizes que norteiam o comportamento, a conduta ética e moral de todos os que pertencem ao quadro funcional da Geap foram compiladas em uma publicação. “Nosso esforço é para preservar os princípios éticos da empresa e garantir o melhor atendimento ao nosso beneficiário”, declara a diretora de saúde, Luciana Rodriguez.