metropoles.com

Estudantes do Novo Ensino Médio comentam sobre suporte nessa fase

Alunos do Colégio Ideal apontam os diferenciais que a instituição de ensino pode oferecer para melhorar na capacitação

Mayara Vita/Metrópoles
Estudantes do Novo Ensino Médio comentam sobre suporte nessa fase
1 de 1 Estudantes do Novo Ensino Médio comentam sobre suporte nessa fase - Foto: Mayara Vita/Metrópoles

atualizado

“Com apoio, a pressão que a vida coloca sobre a gente diminui e fica mais fácil decidir o que você quer na vida”, pondera a estudante Geovanna Rodrigues, de 16 anos. Já para Alice Vieira, de 14 anos, outro ponto essencial durante o processo de aprendizado sobretudo durante os anos de Ensino Fundamental e Médio é a capacidade dos professores de levantarem questões com os jovens que os fazem refletir sobre como agir para uma sociedade melhor.

“Esses pontos são muito importantes. Não basta o professor jogar conteúdo dentro de sala de aula para a gente absorver”, completa. Esses foram alguns dos tópicos levantados pelas duas estudantes do Colégio Ideal durante um bate-papo com outros colegas e a equipe do portal Metrópoles. Para elas, uma rede de apoio dentro da escola faz muita diferença na hora de planejar o futuro.

Mas, como a escola deve preparar os jovens para o futuro? Geralmente, essa pergunta é respondida por pais, professores, diretores de colégios ou outros especialistas na área, mas raramente os mais interessados, os próprios alunos, são ouvidos. “Não dá para falar de educação do futuro sem colocar o aluno como protagonista”, afirma Rani Cocenza, vice-diretora do Colégio Ideal. 

Por isso, por meio do projeto “Escola para o Futuro”, o Metrópoles reuniu adolescentes de várias instituições de ensino para escutar deles o que esperam dos conhecimentos transmitidos pelos locais onde estudam.

Neste vídeo, os estudantes do Colégio Ideal contam quais as expectativas com a formação educacional:   

Conheça o Colégio Ideal

Em 2001, quando o acesso à universidade pública era altamente restrito, um grupo de professores lançou o Ideal Vestibulares com a missão de levar alunos de Taguatinga e região ao ensino superior. Com os resultados expressivos, o cursinho de pré-vestibular evoluiu para o Ideal Ensino Médio, com metodologia focada em resultados.

Com a abertura da primeira unidade própria em 2007, a escola passou a desenvolver projetos socioculturais para que os alunos tivessem uma formação cidadã completa. Não demorou muito para que fossem abertas turmas de Ensino Fundamental, expandindo a metodologia de resultados para alunos a partir do 6º ano. Os segmentos de Educação Infantil e Anos Iniciais foram contemplados anos depois, abrindo caminho para a instituição trabalhar ainda mais o desenvolvimento socioemocional, contemplando todos os alunos.

Hoje, com mais de 20 anos de história, o Ideal possui unidades na Asa Norte, Asa Sul, Águas Claras, Jardim Botânico e Taguatinga.