Especialistas discutem desafios da saúde para o novo presidente
Webinar “Desatando nós” reuniu representantes de setores público e privado, além de ONGs, para debater 2023

atualizado
O Metrópoles promoveu, nessa quinta-feira (28/4), webinar para discutir quais são os desafios que o próximo governo eleito terá que enfrentar na área da saúde no Brasil. Para além da pandemia de Covid-19, quatro representantes de diferentes setores diagnosticaram alguns dos principais nós que deverão ser desatados pelo futuro presidente do país.
Participaram da discussão Antoine Daher, fundador da Casa Hunter, ONG que busca soluções público-privadas para os portadores de doenças raras; Márcio Reis, que é diretor de Acesso à Saúde da Pfizer; doutor Paulo Hoff, presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica; e Wanderson Oliveira, ex-secretário nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.
O debate, que contou com o apoio da farmacêutica Pfizer, tratou de temas como orçamento público para a pasta, vacinação pós-pandemia, melhorias no Sistema Único de Saúde (SUS), entre outros temas.
Outros dois focos da discussão foram as áreas de oncologia e doenças raras, que ficaram em segundo plano por causa da Covid-19. No caso do câncer, por exemplo, de acordo com o Instituto Oncoguia, desde 2020, houve uma queda de 20% nas cirurgias e de quase 40% na realização de biópsias, um dos principais exames para a detecção da doença.
Ao mesmo tempo, a pandemia trouxe grandes avanços tecnológicos nas áreas de vigilância epidemiológica e sanitária, e, claro, na produção de vacinas.
Assista a live completa: