Encontro discute novas competências de gestão no mundo VUCA

Evento realizado pela Fundação Dom Cabral traz especialista e empreendedor para tratar atual cenário volátil, incerto, complexo e ambíguo

iStockiStock

atualizado 27/03/2019 12:07

A expressão surgiu no ambiente militar, após a Guerra Fria, para explicar as principais características de um momento cercado de volatilidade, incertezas, complexidade e ambiguidade. No entanto, o acrônimo VUCA, da expressão original em inglês, ganhou força no mundo corporativo ao ser aplicado ao atual – e cada vez mais complexo e dinâmico – ambiente dos negócios. A Fundação Dom Cabral realiza nesta quinta-feira (28/3), em Brasília, um encontro destinado a interessados em tratar sobre esse novo ambiente, cercado de desafios e estímulos.

O evento contará com a presença do doutor em administração e professor da FDC Paulo Vicente, considerado um dos principais cenaristas brasileiros e membro da prestigiosa Strategic Planning Society (SPS), do Reino Unido. Além dele, o empresário Flávio Vinte, fundador da Vivaçúcar, trading de açúcar cristal, participará do bate-papo e irá compartilhar um pouco da experiência à frente da organização, que fatura R$ 30 milhões por ano. Com apenas 25 anos, Vinte foi apontado como um dos jovens empreendedores mais promissores do Brasil pela Revista Forbes.

Arquivo Pessoal
Paulo Vicente (esq.), cenarista e professor da FDC, e Flávio Vinte, reconhecido pela Forbes como um dos jovens empreendedores mais promissores do país

Entre outros temas, o bate-papo de aproximadamente 2 hora de duração irá discutir como a revolução tecnológica e as recentes mudanças estruturais vividas pela sociedade – a exemplo da robotização, da dispersão geográfica e de uma nova expectativa de longevidade – estão transformando a forma de trabalhar, exigindo novas competências das lideranças profissionais.

Durante o encontro, também será apresentado o Programa de Especialização em Gestão de Negócios da Fundação Dom Cabral, que terá início em 26 de abril, em Brasília. “Hoje, o líder precisa alcançar metas, atingir objetivos estratégicos para a empresa em meio a um contexto repleto de influências externas e muita competitividade. É função dele buscar soluções inovadores, que estão fora da caixa. Nesse programa, trabalhamos de forma transversal as principais competências de gestão indicadas pelo Fórum Econômico Mundial”, explica Mônica Côrtes, gerente de projetos do Programa de Especialização da FDC.

A pós-graduação é voltada a profissionais do segmento privado que atuam como empreendedores, gestores, líderes empresariais ou em atividades de agronegócio, muito comum nos arredores de Brasília. A partir de estudos de casos, os alunos são convidados a conhecerem de forma mais aprofundada elementos centrais de gestão empresarial nas áreas de finanças, estratégia, marketing, pessoas, projetos e sustentabilidade.

Para participar da discussão, basta se inscrever gratuitamente no site. As vagas são limitadas.

Fundação Dom Cabral
Com mais de 40 anos de atuação, a Fundação Dom Cabral é especializada em capacitação educacional para executivos e gestores e tem como base as atuais práticas e dinâmicas do mercado. Por 13 anos consecutivos, a organização é considerada uma das melhores escolas de negócios do mundo, segundo o ranking do Financial Times.

Encontro FDC
Novas Competências de Gestão para o mundo VUCA
Data: 28/3 (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Ed. Parque Cidade Corporate – SCS Qd. 9, Bloco A, auditório térreo
Inscreva-se

Últimas notícias