“Muitos se perguntam se é hora de voltar às aulas presenciais conforme autorização do governo.
A saúde é prioridade, e a aprendizagem é essencial por múltiplas razões: cognitivas, afetivas, emocionais e físicas.
Passados quatro meses com atividades remotas, podemos também oferecer, opcionalmente, aulas presenciais.
O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe-DF), na condição de representante de cerca de 570 escolas particulares – que atendem hoje a mais de 165 mil estudantes – apresenta a proposta de “Guia de Retorno às Aulas Presenciais” com objetivo de orientar gestores e educadores.
No guia são propostos protocolos que seguem as recomendações das autoridades de saúde, inclusive com capacitação das equipes, procedimentos de higienização e profilaxia, bem como reorganização escolar.
Uma pesquisa realizada pelo Sinepe-DF, entre 11 e 18 de maio de 2020, revelou que aproximadamente 30% dos pais/responsáveis enviariam os filhos às unidades de ensino, quando fossem liberadas as atividades presenciais. E ao prestar o serviço educacional, oferecemos às famílias o direito de optar pelos filhos participarem das aulas presenciais ou remotas.
A equipe da escola de seu filho apresentará alternativas de atividades presencias, remotas ou híbridas.
O Sinepe-DF e as escolas filiadas têm compromisso com a formação integral, e não há educação sem saúde. Por isso, observe se a instituição educacional de seu filho tem o selo Escola Legal. É um indicativo de que ela está recebendo o Guia do Sinepe-DF, com protocolos e recomendações do Ministério da Saúde e demais órgãos responsáveis, bem como adota boas práticas administrativas e pedagógicas.
Por meio da educação segura, em parceria com as famílias, contribuiremos para um mundo melhor.
Aos professores e colaboradores, nossa gratidão por superarem os desafios e desempenharem um papel fundamental neste processo.”
SINEPE-DF
Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal
Site: www.sinepe-df.org
Guia de orientação: http://educacaosegura.com.br