A implantação de Compliance é realidade na gestão de grandes empresas. O modelo de governança corporativa é essencial para assegurar princípios éticos nas tomadas de decisões. Pioneira entre as Autogestões, a Geap Saúde deu início ao processo de reestruturação do seu modelo de governança e gestão por meio da Resolução nº 353/2019, emitida no último dia 22 de fevereiro, pelo Conselho de Administração (Conad).

Com base no Código de Ética e Conduta da organização, o processo de reestruturação dá ênfase aos controles internos e à gestão de riscos. A iniciativa também garante a elaboração de um programa de conformidade e integridade da direção. Além disso, o documento propõe medidas extraordinárias de contenção de gastos administrativos e assistenciais.

O moderno sistema de Governança Corporativa, que inclui o Compliance, garante transparência e tem a finalidade de preservar a manutenção do já reconhecido bom atendimento prestado, fortalecendo a relação de confiança estabelecida entre o beneficiário e a Operadora.

Além de ampliar a qualidade das decisões dentro da Operadora, a reestruturação visa difundir as boas práticas entre o público interno. O ambiente favorável aos colaboradores garante comprometimento, que impactará em serviços de excelência para os nossos milhares de beneficiários"
diretor-executivo da Geap, Renato Alves Cunha
Jean Carlos/GEAP

Renato Alves Cunha, diretor-executivo da Geap, diz que a reestruturação visa difundir as boas práticas entre o público interno

Para Renato Alves Cunha, o modelo de governança e gestão é uma ferramenta fundamental para o equilíbrio financeiro e a sustentabilidade da Autogestão. “Toda a diretoria já iniciou ações estratégicas. Entre elas, para aprimoramento dos procedimentos, está a criação imediata de um portal de compras e contratos”, destacou.

Código de Ética e Conduta
O documento aprimora ainda mais a conduta profissional dos funcionários da casa e fortalece a cultura de respeito nas relações e no exercício diário. A violação de qualquer disposição estará passível de sofrer sanções, aplicadas de maneira particular às infrações leve, grave e gravíssima.

Para conscientizar os colaboradores acerca da conduta a ser adotada dentro da Geap, está em vigor, ainda, uma campanha interna, chamada “Ética e Conduta em Dia”. Baseada no Código de Ética e Conduta, a iniciativa reapresenta valores, princípios éticos, direitos, deveres e orientações sobre o comportamento do funcionário em âmbito corporativo.

Todas essas ações refletem o compromisso da Operadora em garantir o melhor cuidado com os milhares de beneficiários e seus familiares em todo o Brasil.