*
 

Brasília recebe neste fim de semana a primeira edição da GameCon, convenção internacional de games que reúne e-sports, cultura gamer e empreendedorismo, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

A primeira parte da programação, que se encerra nesta sexta-feira (9/11), traz painéis, workshops e palestras voltadas à geração e ao compartilhamento de conhecimento sobre o segmento. Na segunda parte, que começa hoje e vai até domingo (11), serão realizadas etapas finais de campeonatos, além de meet-and-greets com youtubers e influenciadores, show matches, keynotes e feira geek. O espaço abrigará uma arena com as finais dos campeonatos Overwatch GameCon Challenge 2018 e GameCon Challenge Female Counter Strike 2018.

Separamos algumas celebridades do mundo dos videogames que estarão presentes no evento:


Maior jogador brasileiro de League of Legends, Felip “brTT” Gonçalves é carioca e tem 27 anos. Com mais de 2,8 milhões de seguidores nas redes sociais, é conhecido pelo estilo marrento durante as partidas, quando gosta de provocar os adversários com o grito “rexpeita”. Em 2017 ganhou os títulos de Melhor Atirador e Craque da Galera no 1° Prêmio CBLoL, organizado pela Riot Games. Conquistou quatro títulos nacionais e atualmente é contratado pelo Flamengo e-Sports.


Um dos narradores mais old-school do país, Willian “gORDOx” Lemos, formado em administração, abandonou o emprego como analista de redes sociais para se dedicar à carreira de streamer e youtuber. Desde 2008 ele narra partidas de games on-line, sendo o pioneiro da área no Brasil. Carismático e irreverente, faz a locução de partidas de Counter Strike, League of Legends, CrossFire e Combat Arms.


Artista, comediante, apresentador e entrevistador, o streamer Douglas “Rato Borrachudo” começou a ser conhecido depois que passou a produzir, em 2008, vídeos de gameplays irreverentes e divertidos para o Canal Ubisoft Brasil. O youtuber, que tem mais de 1,8 milhão de seguidores, não revela sua identidade e, mesmo em eventos e entrevistas, mantém-se atrás da máscara de roedor.


Leo “ziGueira” Duarte é youtuber, streamer e gamer profissional. Jogador de Tom Clancy’s Rainbow Six Siege, já participou de grandes equipes brasileiras e conquistou mais de 20 títulos em campeonatos nacionais e internacionais. Em 2018, consagrou-se campeão mundial na Pro League de Rainbow Six Siege. Conta com mais de 1 milhão de inscritos em seu canal no YouTube e uma loja oficial em que vende produtos com marca própria.

Barbara Gutierrez é jornalista de games e e-sports, e editora-chefe do Versus – Grupo Webedia, o maior site especializado em esportes eletrônicos do país. Formada em letras português e língua alemã, começou legendando vídeos e fazendo roteiros de games para a Nyvi, depois trabalhou em famosas plataformas, como Omelete, UOL e IGN.

Guilherme “Tixinha” Cheida é um dos principais comentaristas, narradores, youtubers e streamers de e-sports do Brasil. Frequentemente é apresentador do programa Depois do Nexus, exibido pela Riot Brasil no YouTube. Em 2014, ganhou o prêmio de Melhor Narrador e, em 2015, de Melhor Caster do MYCNB Awards.

Giuliana “Caju” Capitani é uma das maiores streamers e youtubers do Brasil. Com humor e muita personalidade, ela quebra tabus relacionados à diferenciação de gênero a favor do empoderamento feminino e conquista fãs do universo de League of Legends. A influencer contar com mais de 500 mil seguidores nas redes sociais.

Alexandre “Gaules” Borba Chiqueta é um dos fundadores da Brazil Gaming League, da Agência X5 e da Mega Arena X5. Focado nos e-sports desde 1998, ele fez parte da primeira geração de jogadores profissionais de esporte eletrônico no mundo e já representou o Brasil nas principais competições mundiais, atuando nove anos como jogador e três como técnico.