Conteúdo especial

Com o tema “Quem tem saudade, vem!”, Expotchê promete movimentar o DF

A 29ª edição do evento vai de 3 a 12 de junho no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, com programação para todas as idades

atualizado 01/06/2022 10:58

Nas últimas semanas, os brasilienses foram obrigados a tirar os casacos do armário para aguentar o friozinho mais intenso deste outono. Mas a época também oferece a parte boa, como vestir belas roupas de couro e tomar um delicioso vinho ou um chocolate quente na companhia da família e amigos. Até dá para se sentir um pouco no Sul. Inclusive, após mais de dois anos de pandemia, a experiência de estar mais próximo da cultura e gastronomia gaúcha volta a movimentar o cenário da capital federal com a 29ª edição da Expotchê, a maior feira de artigos da região fora do Rio Grande do Sul (RS).

“Este ano será a volta da tradicional Expotchê. Por isso, nossa campanha vem com a chamada ‘Quem tem saudade, vem!'”

Rômulo Mendonça, diretor da Rome Eventos, promotora da Expotchê

Assim, com o tema “Quem tem saudade, vem!”, o evento reunirá quase 300 expositores, shows e outras atrações culturais da região Sul de 3 a 12 de junho, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade (ExpoBrasília). Na feira, será possível degustar vinhos, pães, chocolates, embutidos, queijos e outras iguarias, além da possibilidade de comprar artigos de lã e de couro.

O evento também contará com espaços temáticos, como:

  • Espaço Tchê Bier: dedicado aos amantes de cerveja e de chopp. Um dos espaços mais cobiçados do evento, terá diariamente apresentações no palco regional, onde o visitante pode passar horas tomando cerveja, batendo papo e experimentando algumas delícias do Sul, como o tradicional choripan.
  • Praça do Vinho: o público da Expotchê poderá degustar ainda os vinhos e espumantes especiais da vinícola Garibaldi, de Bento Gonçalves, diretamente da Serra Gaúcha. Mais de 50 rótulos estarão à disposição do público para consumo em taças ou em garrafas, a preços especiais, entre eles a linha Moscatel, Vinhos Reserva e Espumantes Chardonnay.
  • Praça do Pão: colonos da cidade de Presidente Lucena, sob o comando da chef Regina Schneider, prepararão as tradicionais cucas, pães artesanais, chimias e geleias. Mais de 50 mil cucas devem ser consumidas durante o evento. 
  • Praça do Chocolate: uma ilha inteira de chocolates de Gramado será montada, com o tradicional fondue de chocolate com morangos e chocolates em barra, em vários formatos e recheios.

E se todas essas opções já não fossem atrativas o suficiente, todos os dias, na primeira hora, a entrada será franca. E quem estiver vestido a caráter, com a vestimenta gaúcha, não paga para entrar.

Fortalecimento da agricultura familiar

Com o apoio das secretarias de Cultura e Turismo do governo do Rio Grande do Sul, o público poderá prestigiar estandes com produtos produzidos por pequenos produtores da agroindústria e da agricultura familiar.

Selecionados e coordenados pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), 15 grupos trarão queijos temperados; queijos coloniais; parmesão de 6 e de 12 meses; ricota e nata; sucos integrais de uva, laranja, bergamota e abacaxi; sucos de polpas de frutas nativas como guria, pitanga e uvaia; entre outros produtos.

0

Os visitantes ainda poderão conhecer roteiros turísticos da região, apresentados pela secretaria de Turismo do Rio Grande Sul, e também prestigiar aulas com chefs preparando ao vivo pratos da gastronomia típica e shows do Grupo Tholl.

Outra tradição do evento são os shows musicais de grandes artistas. Este ano, entre outros nomes, o palco principal receberá Nenhum de Nós e Chimarruts.

Sentimento de retomada

Não é à toa que a Expotchê 2022 traz como tema “Quem tem saudade, vem!”. De acordo com o coordenador dos 15 municípios da agroindústria familiar participantes, Jocimar Rabaioli, o evento já tem marca registrada no DF. “São quase 30 anos de tradição. Há muito tempo, a feira carrega saberes, sabores e culturas gerais do Rio Grande do Sul. Para nós, é uma oportunidade ímpar fazer com que a comunidade de Brasília se reencontre com nossos povos.”

A gaúcha Marli Taube, de 52 anos, que mora em Brasília há mais de três décadas, não vê a hora de voltar ao evento. “Eu praticamente fui a todas as edições daqui. A Expotchê me traz memórias da infância, com as bebidas típicas, danças tradicionais e a gastronomia marcante, como o arroz carreteiro, quentão e até a sobremesa sagu. Quem for, já vai esperar pelas próximas edições”, destaca.

Mas não é só o pessoal do Sul quem está com saudades, o nordestino residente na capital federal Nikson Rocha, 37 anos, está contando os dias. “A cultura gaúcha é muito bacana, porque envolve comidas típicas de ponta e danças bem diferenciadas. De um tempo pra cá, as apresentações têm me impressionado, algo que, antes, não me impactava tanto.”

Agricultura familiar estará presente no evento com distintas iguarias

29º edição da Expotchê

Site | Instagram | Facebook

Data: 3 a 12 de junho
Local: Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade (ExpoBrasília)
Horário: de segunda a sexta, das 16h às 23h; e aos sábados e domingos, das 11h às 23h

Entrada: R$ 25 a inteira e R$ 12,50 a meia-entrada
*Todos os dias, na primeira hora, a entrada é franca. Crianças até 7 anos não pagam