Conteúdo especial

Com 50 cursos EaD, Universidade Católica amplia oferta de ensino on-line

Com cursos diferenciados, a instituição oferecerá 15 novas opções de graduação ou pós em 2021

atualizado 22/12/2020 17:12

A internet mudou a forma como a sociedade se comunica, consome, trabalha e estuda, trazendo mais comodidade e oportunidades para as pessoas. Atenta a essa realidade, a Universidade Católica de Brasília (UCB) oferece mais de 50 cursos de graduação e pós-graduação a distância, para que os estudantes possam se capacitar e estar alinhados com as principais tendências do mercado de trabalho. 

Com a credibilidade de ser uma das melhores universidades do país, a UCB leva para o ambiente on-line a tradição de quem possui mais de 20 anos ofertando graduações EaD e a qualidade do ensino presencial, com preços mais acessíveis e com a vantagem do acompanhamento de aulas quando e onde o estudante achar mais conveniente. Além disso, a metodologia é aplicada pelo mesmo quadro de docentes, com os materiais didáticos utilizados no ambiente físico.

Na Católica, está cada vez mais comum a migração de estudantes do presencial para o virtual em cursos conceituados – houve alta de 30% neste ano, em comparação a 2019. A graduação em ciências contábeis, nota 5 no Enade, terá mais inscritos no ensino a distância (EaD) do que no presencial, em 2021. Essa tendência deve crescer ainda mais no pós-pandemia, visto que muitas instituições e estudantes tiveram de se adaptar rapidamente ao universo on-line, criando as próprias rotinas de aprendizagem.

Com mais de 70 polos em todas as regiões do Brasil, além dos EUA e Japão, a proposta da Católica é aproximar as pessoas da realização do diploma universitário de peso, do ingresso no serviço público e da inserção e promoção no mercado de trabalho. Em 2021, haverá a oferta de pelo menos 15 novos cursos a distância. 

A Universidade Católica também se destaca por oferecer cursos inovadores e diferentes dos convencionais, sempre de olho nas transformações da sociedade e do mercado de trabalho, como a graduação em Internet das Coisas, Jogos Digitais e pós-graduação em Análise Criminal e Marketing Educacional

Disciplina on-line

O ensino a distância exige muita disciplina, foco e dedicação. Uma boa plataforma e professores qualificados são essenciais, mas o sucesso do estudante depende principalmente dele. Na EaD da Católica, o estudante é o protagonista, responsável pela organização e pelo próprio desenvolvimento. As aulas são ao vivo, o que permite maior interação, e o atendimento é personalizado, sem a necessidade de intermediários. O discente tem acesso direto ao professor e ao núcleo interdisciplinar, para tirar dúvidas e compartilhar eventuais dificuldades. Essa proximidade, o fator humano, é um dos grandes diferenciais da identidade Católica no ensino à distância.

A coordenadora dos cursos de Gestão e Negócios do EaD, Irlaine Cutrim Helal, conta que a modalidade também é a solução para muitos que, por questões geográficas e físicas, não podem ter acesso a cursos e instituições de qualidade. “No nosso EaD o estudante não tem intermediador. O acesso ao professor é direto, por meio da plataforma, e uma vez por semana ocorre uma aula síncrona. Assim o estudante tem uma interação muito maior com a equipe de apoio e com os professores… a única diferença é presença física”, destaca. 

Pessoas com deficiência também encontram na internet a oportunidade do diploma. Hoje, 5% dos estudantes atendidos no EaD da Católica têm algum tipo de distúrbio ou necessidade especial. Para termos uma panorama geral, no Brasil, dos 8,6 milhões de estudantes matriculados no ensino superior em 2019, 48,52 mil são pessoas com deficiência – número que representa 0,56% do total, segundo os dados mais recentes do Censo de Educação Superior.

Morador de Salvador, Ronald Leal de Carvalho Jr., de 43 anos, é cego e estudante de filosofia. Professor de história há 15 anos, ele buscava uma segunda graduação e, por isso, passou a pesquisar mais sobre o curso de filosofia em várias instituições do país. Apesar da desconfiança com o ensino a distância, resolveu arriscar e optou pela Católica, devido à reconhecida credibilidade no mercado.

Fui muito bem acolhido pela universidade, tive todo suporte e me surpreendi, principalmente, pela qualidade e pelo nível de exigência. O EaD me trouxe uma capacidade de autogestão de tempo, além de conteúdos com muita profundidade. Além disso, consigo organizar meus horários sem precisar preocupar com o trânsito e deslocamentos.

Ronald Leal de Carvalho, estudante da UCB

EaD em crescimento

O ensino pela internet tem se consolidado cada vez mais no Brasil. Dados do Censo da Educação Superior 2019 mostram que, pela primeira vez na história, o número de ingressantes em cursos de EaD na rede privada ultrapassou a quantidade de estudantes que iniciaram a graduação presencial. Ao todo, 50,7% (1.559.725) dos estudantes que entraram em instituições privadas optaram por essa modalidade. 

Além de aumentar as opções de cursos, a UCB está investindo na sua expansão no DF e no Entorno para atender com mais qualidade os estudantes do ensino à distância. São quatro novos polos recém-inaugurados em Samambaia, Gama, Santa Maria e Paranoá. Fora as unidades que já atendem os estudantes em Sobradinho, Ceilândia, Taguatinga Sul e Norte, além de Formosa, Águas Lindas e Valparaíso.

São várias formas de ingresso na Universidade Católica para graduação, pós-graduação e cursos livres. Os candidatos podem usar as notas do Enem, prestar o vestibular digital, fazer a transferência de outras instituições, inscrever-se para uma segunda graduação e segunda licenciatura, além do Proform (curso de formação de professores). Os interessados também podem concorrer a bolsas de estudo, financiamentos, convênios com bancos e descontos nas mensalidades. Conheça mais aqui.

Universidade Católica de Brasília

Site: ead.catolica.edu.br 
Telefone: (61) 3356-9000
De segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. 
Atendimento Presencial Polo Sede Brasília
De segunda a quinta-feira, das 8h às 21h30h. Às sextas, das 8h às 20h30.