metropoles.com

Colour Futures 2023: lançamento da Cor do Ano mostra o poder dos tons

Segundo o diretor da Tintas Coral Henrique Striker, a tinta deixou de ser o último estágio da construção para ser a primeira da decoração

Matheus Veloso/Especial Metrópoles
Colour Fututes 2023 Tintas Coral - Metrópoles
1 de 1 Colour Fututes 2023 Tintas Coral - Metrópoles - Foto: Matheus Veloso/Especial Metrópoles

atualizado

O Colour Futures é um dos mais importantes estudos de cores do mundo e, em 2023, escolheu o “Silêncio do Inverno” como a Cor do Ano. Para apresentar a tendência a arquitetos, designers de interiores e decoradores, além de entusiastas da área, a Finitura Acabamentos em parceria com a Tintas Coral promoveram encontro, nessa quarta-feira (29/3), no Mezanino da Torre de TV, em Brasília (DF).

“A partir de um estudo mundial, percebeu-se que os tons impactam nos âmbitos sociológico e das estações. Com certeza, ele baliza o trabalho do arquiteto ao longo do ano. Aqui, arquitetos,  designers de interiores e decoradores estão recarregando as baterias, em um momento que movimenta o mercado e agrada os profissionais que se esforçam para se destacar na área”, ressalta o diretor comercial do Grupo AC Coelho – do qual a Finitura faz parte -, Bruno Coelho.

Mais de 150 pessoas, entre elas a arquiteta Denise Zuba, participaram de uma verdadeira imersão. Inclusive, os presentes puderam acompanhar uma mini linha do tempo histórica com as cores anuais da Coral Tintas desde 2019. Além disso, a noite foi embalada pelo som da cantora Adriana Samartini e DJ.  

0

“Um dos motivos para a realização deste evento é entender que a tinta deixou de ser o último estágio da construção e passou a ser o primeiro da decoração. Estamos aqui para entender um pouco mais sobre o poder das cores, numa imersão para engajar as pessoas.”

Henrique Striker, diretor de Marketing da América Latina da Tintas Coral

A integração dos profissionais com as cores é o que há de mais sensacional no Colour Futures Coral Tintas, na visão do diretor administrativo financeiro da AC Coelho, Rodrigo Coelho. “A arquitetura é uma arte que utiliza diferentes cores. Hoje, em especial, vamos explorá-las dentro do tema Inverno, em parceria com a Coral, mais uma vez, felizmente”, enaltece.

0

Arquiteto e apresentador do Te Devo Essa!, no SBT, e do 24h Pra Redecorar, no Discovery Home & Health Brasil, Renato Mendonça foi convidado para ser o porta-voz da nova tonalidade. Natural de São José do Rio Preto (SP), Mendonça carrega consigo a carga afetiva de criação e estilo de vida próprios. O gosto por uma arquitetura acolhedora o direcionou para o uso de materiais mais brutos e naturais, quase uma arquitetura emocional.

Por que o Silêncio do Inverno?

Para bater o martelo no “Silêncio do Inverno”, a holandesa AkzoNobel promoveu uma rigorosa pesquisa global para chegar a uma cor relevante e oportuna. Assim como em todos os anos, é organizada a Previsão de Tendências, com a participação de especialistas em design internacional, que compartilham ideias sobre o que influenciará o mundo nos próximos anos. 

O estudo da Cor do Ano foi promovido por experts de várias áreas, como economia, social, designer e meio ambiente, que fizeram um brainstorming para entender as tendências do mundo.

Após entender os caminhos em nível mundial, uma cor que combinasse com o clima do momento foi escolhida. Este ano, como o meio ambiente está no topo da agenda global, foram discutidas diferentes maneiras de como a natureza sustenta e inspira a humanidade.

Um bate-papo aprofundado sobre o tema ocorreu no encontro Cor do Ano 2023 da Coral: Sementes da Transformação – uma expressão que encapsula o poder transformador da natureza – e da própria cor. O “Silêncio”, para evocar a plenitude da natureza, e “Inverno”, para transmitir a magia presente nas transformações.

Para Mendonça, o primeiro passo é entender que o “Silêncio” vem para acalmar; e que a paleta das cores de inverno também ressalta o verde dentro de casa. “A Cor do Ano traz esse momento de transformação e de conforto. E não existem limites para os tons, mas, sim, diferentes composições que podem direcionar um ambiente ou outro. As cores podem vir monocromáticas ou em contraste com cores escuras”.

0

Paletas

As paletas se comportam como “coringa”. Na visão de Mendonça, isso significa que elas ultrapassam o branco e seguem tons neutros de forma ampla. “Se pensarmos em outros ambientes, para além da casa, como escola ou hospital, por exemplo, elas são capazes de aquecer.”

Muitas pessoas, principalmente no pós-pandemia da Covid-19, ficaram mais reféns do lar, no sentido de não enxergá-lo mais como passagem, mas, sim, como ninho, abrigo. “Nas casas, começaram a ser realizadas muitas tarefas do dia a dia, porque a aproximação com o lar aumentou. Foi de simples passagem para descanso para educação, lazer, espaço para atividade física e relacionamento”, pondera.

Em um ambiente hospitalar, em especial após a pandemia, é desejável, ainda mais, acolhimento e conforto. E a Cor do Ano é capaz de proporcionar esse bem-estar. Já na escola, elas incentivam e reforçam as relações interpessoais.

É possível explorar quatro novas paletas complementares da Cor do Ano e observar como 40 tonalidades sugerem diferentes sensações de lugares.

1 – Foco na Saúde Mental – cores acolhedoras para nutrir a alma e a mente.

Paleta de cores - Metrópoles
2 – Pensamento Coletivo – cores otimistas para fortalecer o coletivo.
Paleta de cores - Metrópoles
3 – Bioinspiração – cores cruas para viver sua natureza pura.
Paleta de cores - Metrópoles
4 – Ciclos da Vida – cores serenas para se deixar levar pelas idas e vindas.

Paleta de cores - Metrópoles

O profissional afirma que a cor se aproxima mais de uma folha seca, lembrando o outono, que também traz a sensação da Cor do Ano. O inverno está mais ligado à transformação. 

“A Cor do Ano imprime cor sem ser um excesso. Esse é o maior destaque dela, na minha visão. Geralmente, as pessoas têm medo de se cansar de um tom. Então, os tons de 2023 trazem mais suavidade e menos saturação, imprimindo personalidade. Ela incentiva a convivência entre pessoas. Não é  para impactar, mas harmonizar.”

Renato Mendonça, arquiteto e palestrante do Colour Futures 2023 Coral Tintas

Viva a Essência

Viva a Essência é o título da nova campanha da Finitura Acabamentos para o primeiro semestre de 2023. O conceito da loja de fino acabamento leva o público brasiliense a viver o máximo de tudo, para desfrutar a essência do mundo, dos pequenos detalhes, dos momentos mais singelos, das pequenas ideias, até a materialização de projetos.

A campanha está atrelada a quatro pilares: 

  • Experiências;
  • Conhecimentos;
  • Momentos;
  • Horizontes.

Sobre a campanha, Coelho revela que cada significado é muito particular. Mas tudo reflete o anseio de mercado, baseado na realidade de cada projeto a ser desenvolvido. “É importante enxergar a Finitura como a balizadora, que apresenta as melhores tendências e soluções em decoração e acabamento para o consumidor”, pontua.

“No momento em que uma marca se posiciona com liderança de mercado, como a Coral Tintas, e coloca um arquiteto para apresentar um estudo mundial de interesse ao segmento, é hora de tirar um tempo para participar da experiência, que deixa profissionais ancorados sob uma das maiores indústrias químicas do mundo.” 

Bruno Coelho, diretor comercial do Grupo AC Coelho

Finitura Acabamentos

Site | Instagram | Facebook | YouTube

Endereço: SIA Trecho 2, Lote 845 – Brasília (DF)
Telefone: (61) 3106-3700

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?