Conteúdo especial

Chef ensina a usar produtos regionais em curso de confeitaria brasileira

Com 30 anos de experiência, Adriana Oliveira irá compartilhar técnicas e como precificar pratos no mercado. As inscrições são gratuitas

atualizado 07/01/2021 16:08

A mistura de culturas e de diferentes tipos de cozinhas fazem do Brasil um dos países mais ricos quando o assunto é gastronomia. No entanto, ainda há uma certa timidez no que se refere, especificamente, ao mundo da confeitaria. Para explorar os ingredientes nacionais e mostrar que os sabores tupiniquins também podem estar presentes em deliciosos doces, a chef Adriana Oliveira realiza entre 26 e 28 de janeiro um curso on-line gratuito sobre confeitaria brasileira. 

As aulas serão transmitidas pelo Youtube e terão entre 1 hora e 1h30 de duração. As inscrições estão abertas e podem ser feitas aqui

Durante os três dias de aula, os participantes irão dominar técnicas de criação e de produção em escala – sem gerar desperdícios. Para acompanhar as orientações, os alunos poderão utilizar equipamentos encontrados facilmente nas cozinhas, sem a necessidade de recorrer a utensílios caros ou de realizar grandes investimentos.

Sob o olhar da chef Adriana, os interessados irão criar receitas usando toda a originalidade oferecidas pelos produtos brasileiros, todos eles bastante acessíveis e fáceis de encontrar. Ingredientes como mandioca, coco, milho, goiabada, baunilha do norte, tapioca são alguns dos itens presentes nas mesas dos brasileiros que poderão ser explorados nas receitas orientadas pela profissional. Tudo isso para impulsionar os negócios de quem deseja empreender no ramo confeiteiro. 

A estética e a apresentação dos doces serão outros dois pontos explorados no curso. Os alunos vão desenvolver técnicas especiais para montagens de pratos artesanais com o objetivo de tornar as receitas mais criativas e atraentes. Afinal, como dizem, “as pessoas costumam comer os produtos primeiro com os olhos”.

Os encontros serão abertos a todos que desejarem aprender um pouco mais sobre a confeitaria regional, sejam aqueles que encontram na cozinha um hobbie ou que buscam aprimorar os conhecimentos para aumentar a renda.

A chef Adriana Oliveira

Ganhadora de diversos prêmios, Adriana é formada em gastronomia e é a idealizadora do Ateliê da Cozinha. Para além de títulos, a chef encontrou na culinária o remédio contra depressão. Durante a trajetória de mais de 30 anos na cozinha descobriu um modo de ensinar outras pessoas a se relacionarem melhor com a comida e tudo ao redor. 

Para ela, a cozinha não é apenas um ambiente de correria e desespero, muitas vezes retratados nos realities shows da TV, mas sim um lugar repleto de prazer e paciência. “Quando criamos algo com amor e cuidado é impossível não conseguir vendê-lo e torna-lo rentável. É uma consequência natural”, conta.

Segundo Adriana, o curso de confeitaria brasileira é mais uma forma de levar esse ensinamento adiante, além de abrir novas oportunidades para ganhar dinheiro em tempos de pandemia.

Por isso, além das receitas, técnicas e do contato direto com a chef, os alunos receberão dicas de como orçar e precificar os produtos baseados em todos os custos envolvidos e na mão-de-obra empregada.

0

“Nesses anos como professora, o que mais me impressiona no Brasil é que a gente dá muito pouco valor para a nossa culinária. Já viajei por alguns países e posso garantir que temos uma das melhores gastronomia do mundo. Quero mostrar que podemos usar a criatividade e ingredientes simples para fazer muitas coisas boas”, afirma.

Curso de Confeitaria Brasileira – Chef Adriana Oliveira

Quando: 26, 27 e 28 de janeiro
Onde: Canal do YouTube 
Inscrições: https://adrianaoliveria.com/