Conteúdo especial

Casa Finitura traz o maior espaço de ambientação da CasaCor 2022

Com ambientes integrados e menor geração de resíduos, o lugar se torna fluído e natural, onde a área total contempla dois pavimentos

atualizado 22/09/2022 17:28

Maior e mais completo evento de arquitetura das Américas. Essa é a CasaCor. A mostra reúne anualmente renomados profissionais do setor tanto nacionais quanto internacionais. Desta vez, na edição de Brasília (DF), uma das atrações é a Casa Finitura, da Finitura Acabamentos, que traz o maior espaço de ambientação de todos os tempos, com aproximadamente 1000 m². 

A Casa Finitura traz a tendência de Casa Loft. Ou seja, os ambientes são integrados, o que promove um espaço fluído e natural. A área total contempla dois pavimentos, sendo o maior local desta edição da CasaCor Brasília. 

Projeto assinado pelo escritório de arquitetura Denise Zuba, o sistema construtivo da obra foi o mais rápido e com menor geração de resíduos, feita sem alvenaria. Isso significa que não houve uso de tijolo e cimento na parte estrutural do projeto. Para isso, foram utilizadas vigas e barras em ferro e vidro. 

O elemento pedra é muito presente e o verde ao redor da casa em paredes de vidro promovem ainda mais a vivência de estar conectado à natureza, complementa o diretor da Finitura Acabamentos, Bruno Coelho. 

Edificada em ferro e com todas as paredes em vidro, a casa é um refúgio que pode ser deslocado para diferentes locais: campo, praia, áreas urbanas etc. Essa característica eclética abre as possibilidades de morar em diferentes cenários ao redor. Apesar do design moderno, o espaço tem aconchego. Você chega e quer ficar”, pontua a arquiteta Denise Zuba.

Para Bruno Coelho, a palavra que resume a Casa Finitura 2022 é “infinita”. “É mágico entrar na Casa Finitura e começar a imaginar-se morando nela à beira-mar, em um vale em meio às montanhas ou em um campo aberto cercado de verde, por exemplo”. Ainda segundo o diretor, as possibilidades são infinitas quando o assunto é construir e reconstruir a moradia onde quiser.

Estrutura

A Casa Finitura ficou pronta em 60 dias. De acordo com a arquiteta Denise Zuba, houve um desafio estrutural, afinal, a casa é metálica, sobre uma laje que é uma ponte. “Para que isso fosse possível, também contamos com materiais de excelência, graças a grandes marcas do mercado da construção civil”, revela. 

A entrada da Casa Finitura conta com uma porta de vidro de quase 4 m de altura. Ao abri-la, o usuário chega a um infinito particular minimalista, aconchegante e particular. A parte de vidro da casa contém filtro, que retém 70% do calor do sol. Além disso, refletem bem, gerando sombras no interior do espaço. 

Distribuído em dois andares, o espaço contempla suíte, sala de jogos, terraço, cozinha gourmet e living, além de um jardim e espelho d’água. 

O grupo AC Coelho, empresa de materiais para construção, esteve à frente da obra, coordenada pelo engenheiro Lucas Mendonça, durante os três meses de preparação e execução do projeto. 

Destaques

Assinar o projeto da Casa Finitura é uma forma de mostrar o esforço de um trabalho sem a interferência de um cliente real, além de unir forças de parceiros, segundo Denise. “Trata-se de um trabalho específico, bem detalhado e arrojado”, afirma. Entre os destaques do ambiente, consideram-se as luminárias, pedrarias e revestimento. 

Luminárias de mesa e piso – Attimo Iluminação: Inspirada na tradição amazônica, a Coleção de Luminárias Carimbó carrega os traços, as cores e o ritmo dessa cultura. Para que a estrutura se molde no processo, as peças se fundem por meio de três nós e são finalizadas com fogo. 

Pedra Pasinato – Trendwall Wood Cross: produzido artesanalmente pela Pasinato, o revestimento para paredes internas e externas em rocha natural tem alta resistência e durabilidade. O acabamento rústico e formas irregulares são características que evidenciam a verdadeira essência das rochas naturais, agregando aconchego e personalidade a qualquer ambiente. 

*Tecnologia TrendWall: as rochas são coladas em placas cimentícias com formatos que disfarçam o encaixe, tornando prática e rápida sua instalação. 

Revestimento – Diore Ornamentali Cinza Pacaás: revestimentos acrílicos desenvolvidos a partir de fragmentos de granitos, mármores e rochas ornamentais, sem adição de corantes artificiais – a cor é natural da própria pedra. Produto indicado tanto para uso externo (fachadas, muros, pergolas, platibandas etc.) quanto para ambientes internos. Pode ser aplicado sobre reboco, massa corrida, blocos de concreto e alvenaria, previamente preparados.

Porcelanato Monte Etna BK: inspirada nas pedras vulcânicas, a coleção Monte Etna explora superfícies brutas, criando a conexão entre o ambiente e as propriedades que a pedra recorda. O nome dela remete a um dos maiores vulcões do mundo, situado na parte oriental da Sicília, na Itália. As peças especiais dessa coleção contam com relevos lineares, possibilitando diversas paginações e um efeito óptico único.

0

Evento

Com o tema “Bem aqui, logo ali… Sunset Casa Finitura”, o pôr do sol de Brasília deu brilho ao evento para todos os arquitetos participantes da CasaCor Brasília 2022 e os fornecedores envolvidos no processo de desenvolvimento do ambiente. Na última quinta-feira, 15 de setembro, os convidados apreciaram o céu de Brasília ao som do DJ Evoke, e, ao escurecer, a voz de Dhi Ribeiro deu vida aos grandes clássicos da MPB e animou o público com sucessos do samba e do axé.

Como porta-vozes da noite, os diretores da Finitura Acabamentos, Bruno Coelho e Rodrigo Coelho, deram as boas-vindas e prestaram uma homenagem às anfitriãs da noite, Denise Zuba e Juliana Zurba, arquitetas que assinaram o ambiente.

0

“Eu me emociono ao saber que o que sonhamos e fizemos está trazendo sensações e inspirações positivas às pessoas. A Casa Finitura, grande patrocinadora do evento, é uma parceria impecável, que quis fazer tudo da melhor forma, apostando no equilíbrio, na energia, na capacidade e na emoção. Nada sem emoção sai bem feito.”

Denise Zuba, arquiteta

De acordo com Bruno Coelho, esse primeiro evento no espaço teve como propósito reunir todos os arquitetos desta edição e celebrar o início de mais uma temporada da mostra. “Sabemos que participar da CasaCor não é fácil, afinal, são meses de preparação, obras, dificuldades, mas quando vemos o resultado, a satisfação é muito maior.”

Diferencial

Em meio aos pilares de concreto da Arena BRB Mané Garrincha, o paisagismo presente no ambiente da Finitura Acabamentos conecta a casa à natureza. Assim, o cenário é um dos que podem ser vistos desde a entrada até o jardim aos fundos. 

O ambiente ainda conta com um terraço no primeiro andar, onde o público poderá ver o memorável céu de Brasília ao pôr do sol.

Ainda segundo Denise, cada detalhe da casa revela uma essência, do jardim às disposições dos cômodos. “É isso que move a nossa vontade de se superar a cada edição”, finaliza. 

Finitura Acabamentos

A Finitura Acabamentos é uma loja de fino acabamentos em Brasília, referência no mercado com produtos premium. Reconhecida por itens de luxo e por proporcionar uma experiência única aos clientes e profissionais da arquitetura, design e decoração. 

Site | Instagram | Facebook

Endereço: Setor de Indústrias Gráficas (SIA), Trecho 2, Lotes 845/875

Contato: (61) 3106-3700