Conteúdo especial

Bê-á-bá do consórcio: a modalidade de investimento mais vantajosa

Descubra como se planejar para comprar a casa, a moto ou o carro dos sonhos

atualizado 24/02/2022 14:03

Você sonhou e decidiu comprar um lugar para chamar de seu? Ou está planejando comprar um carro e viver novas histórias? Para isso, não existe fórmula mágica, ou sorte, para materializar seu sonho. O segredo aqui é manter disciplina e ser planejador para organizar as finanças ou ter disposição para encarar um financiamento mais os juros com uma baita pressão alta.

Para você que mantém tudo na ponta do lápis, o consórcio é uma escolha pra lá de vantajosa: parcelas flexíveis sem juros, sem sustos e sem entrada para comprar um bem de alto valor e sem comprometer o orçamento.

Simplificando

O consórcio é uma poupança conjunta para uma compra programada. E a responsabilidade de reunir um grupo de pessoas, como você, interessada no mesmo tipo de bem, é de uma administradora. E vale para realizar todos os seus sonhos: um consórcio de imóveis ou um consórcio de carros, por exemplo.

Segundo Lorelay Lopes, chefe de Negócios da Embracon Consórcios, “o consórcio é uma forma de compra colaborativa, na qual um grupo se reúne para contratar ou adquirir um bem. Por isso, não há incidência de juros. Além disso, pode ser uma forma de poupança para quem não está acostumado a poupar”.

Para o vice-presidente de Negócios, Luis Toscano, da Embracon, “o sistema de consórcios é muito seguro, é fiscalizado e regulamentado pelo Banco Central e possui uma associação própria: a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC). O cliente que aderir pode ficar tranquilo, que tudo o que está em contrato será entregue. E reforço: o dinheiro e o sonho desse cliente estarão seguros”.

Comparado às modalidades de crédito e financiamento no mercado, o consórcio é bem vantajoso e mais barato. Embora isso não signifique a inexistência de taxas que devem ser pagas. Elas são diluídas nas parcelas e se referem à de administração, ao seguro e ao fundo de reserva. Esses custos garantem a manutenção e a saúde financeira do grupo contra imprevistos, como inadimplência, desemprego e atrasos.

Só lembrando que o consórcio é uma modalidade contraindicada para os apressados em adquirir o bem. E mesmo nesses casos, a boa notícia é existirem maneiras de garantir a contemplação sem depender apenas do sorteio mensal.

Tipos de contemplação: sorteio, lance e lance embutido

Outra vantagem indiscutível do consórcio é oferecer opções de contemplação para garantir o recebimento do bem ou serviço: o lance ou o lance embutido. O lance, no consórcio, funciona como um leilão e vale para os interessados do grupo, desde que não tenham atrasos e pendência financeira, oferecerem um lance para adiantar as parcelas. Aquele que der a melhor oferta, na assembleia mensal, recebe a carta de crédito.

Já no caso do lance embutido, você pode utilizar uma parte da carta de crédito como lance. O valor será abatido do total que você for receber, isso se for contemplado. Uma estratégia eficaz é optar por uma carta de crédito com valor um pouco acima do bem escolhido.

Marca registrada da Embracon

Há mais de 30 anos no mercado de consórcio, a Embracon é uma das maiores administradoras de consórcio do país, investindo sempre em pesquisa, tecnologia e inovação.

“A Embracon é a administradora de consórcios com maior índice de contemplação por grupo, maior variação de planos e melhor taxa de mercado”, ressalta Luis Toscano.

Saiba mais sobre a Embracon e simule seu consórcio.