Coren-SP denuncia violência contra profissionais de enfermagem

Para mudar esse quadro, o Coren-SP promove em 3 de setembro audiência pública para discutir propostas de prevenção e de combate à violência

Mulyadi/Unsplash
Fotografia colorida mostrando enfermeiro sentado no chão-Metrópoles
1 de 1 Fotografia colorida mostrando enfermeiro sentado no chão-Metrópoles - Foto: Mulyadi/Unsplash

atualizado

metropoles.com

Toda semana, o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) recebe denúncias de violência cometida contra enfermeiros, técnicos ou auxiliares de enfermagem dentro do ambiente de trabalho. Por isso, para entender bem a situação, a autarquia entrevistou 7.745 profissionais e chegou a conclusões alarmantes na Sondagem Violência Sofrida pela Enfermagem no Ambiente de Trabalho 2025. Entre os dados preocupantes, 19,3% afirmaram que sofreram frequentemente algum tipo de violência nos últimos três anos e 57% não recebe apoio do local de trabalho nesses casos.

Além disso, 70,2% não denunciam as agressões por sensação de impunidade (59,4%), falta de apoio da instituição (56,9%) e receio de perder o emprego (49,2%).

Coren-SP denuncia violência contra profissionais de enfermagem - destaque galeria
3 imagens
Coren-SP denuncia violência contra profissionais de enfermagem - imagem 2
Coren-SP denuncia violência contra profissionais de enfermagem - imagem 3
Coren-SP denuncia violência contra profissionais de enfermagem - imagem 1
1 de 3

Arte/Divulgação
Coren-SP denuncia violência contra profissionais de enfermagem - imagem 2
2 de 3

Arte/Divulgação
Coren-SP denuncia violência contra profissionais de enfermagem - imagem 3
3 de 3

Arte/Divulgação

Inclusive, em comparação com 2023, houve aumento de 2,2% nos casos de agressões físicas e de 2,1% nos de agressões sexuais.

Houve aumento também de 3,5% nos casos de agressões cometidas pelos empregadores; e 3,5% nos de agressões cometidas em instituições privadas. E somente 1,8% de aumento nas punições aos agressores.

Audiência pública

Essa realidade traz consequências diretas tanto individuais (como afastamentos e impactos à saúde mental) quanto coletivamente (defasagem e prejuízo à assistência prestada à população) e afeta toda a população do estado de São Paulo.

Evitar que essas situações ocorram, oferecendo segurança e qualidade de vida aos mais de meio milhão de profissionais de enfermagem do estado, é prezar pela saúde de toda a sociedade e pelo bom funcionamento de todo o sistema de saúde.

Por isso, o Coren-SP promove na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), no próximo dia 3 de setembro, audiência pública para discussão de propostas de prevenção e enfrentamento à violência sofrida por profissionais de enfermagem nos ambientes de trabalho.

A atividade ocorrerá no auditório Franco Montoro, a partir das 18h, e conta com o apoio do deputado proponente Fábio Faria de Sá.

“A violência contra os profissionais de enfermagem é uma discussão de extrema importância e relevância neste momento, pois temos visto muitos casos recentemente. Um levantamento feito pelo Coren-SP apontou que 80% dos profissionais de enfermagem já foram agredidos de alguma forma no seu ambiente de trabalho – verbalmente, fisicamente ou psicologicamente. Trata-se de uma verdadeira epidemia nos hospitais, UBS e demais unidades de saúde de nosso estado.”

Sergio Cleto, presidente do Coren-SP

Além da audiência pública, o Coren-SP criou, em julho deste ano, a Comissão de Enfrentamento à Violência e de Acolhimento aos Profissionais de Enfermagem Vítimas de Agressão, com a finalidade de propor, acompanhar e divulgar ações voltadas à prevenção da violência no ambiente de trabalho, ao acolhimento das vítimas e à promoção de ambientes seguros, composta por conselheiros, diretores e empregados públicos do conselho.

O deputado estadual Fábio Faria de Sá foi o responsável por articular a realização da audiência pública na Casa Legislativa

A expectativa é que a audiência pública reúna cerca de 200 participantes, além de representantes do Conselho Federal de Enfermagem, do Tribunal de Justiça de São Paulo, da Federação Nacional de Enfermagem e do Instituto Sou da Paz, para expandir o diálogo sobre ações de mobilização junto à sociedade e ao Poder Público.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?