Conteúdo especial

73% dos alunos da Faculdade Senac concluem os cursos já empregados

Alta inserção no mercado é decorrente da qualidade das graduações oferecidas, criadas de acordo com a demanda de diferentes áreas

atualizado 13/09/2021 12:51

Diante de uma alta taxa de desemprego no país, que atinge mais de 14 milhões de brasileiros, ter uma formação profissional que capacite tanto para as novas tendências do futuro quanto para as exigências atuais do mercado é fundamental. Essa é a proposta da recém-inaugurada Faculdade de Tecnologia e Inovação Senac, localizada na quadra 913 da Asa Sul (DF). 

Uma pesquisa feita com formandos da faculdade revelou que 73% deles já estão empregados no mercado de trabalho antes mesmo de concluírem o curso. “Isso nos alegra muito. Além disso, 87% dos empregados estão na iniciativa privada e apenas 5% em órgãos públicos. Isso mostra, mais uma vez, que nós estamos cumprindo com nosso papel social e atendendo o setor privado, que é quem mantém o Sistema S. É uma contribuição do Senac neste cenário ruim que estamos vivendo”, comenta o diretor da Faculdade de Tecnologia e Inovação Senac-DF, professor dr. Luís Afonso Bermúdez.

O diretor pontua que o Senac está atento para acompanhar os novos empregos, os novos postos de trabalho e os desafios de cada um. “O empresário procura alguém que entenda o problema dele e saiba dar uma solução imediata, competitiva e que dê resultados. Os tecnólogos são para isso. É isso que nós sabemos fornecer aos nossos alunos, nesse novo cenário, de acordo com as novas tecnologias”, acrescenta. 

Acompanhar as exigências do mercado, bem como as mudanças, e ofertar isso em forma de cursos profissionalizantes rápidos é um dos diferenciais da instituição. Além disso, ela conta com um corpo docente que dialoga diretamente com a realidade. “Nós adequamos as necessidades do mercado aos nossos treinamentos. Os alunos já saem preparados, em pouco tempo, para o mercado de trabalho”, afirma Karine Câmara, diretora regional do Senac-DF. 

Esse percentual de 73% representa, na avaliação de Câmara, um fator motivador para o estudante em busca de uma profissionalização. “Além disso, é um fator motivador enorme para o estudante continuar na carreira que optou, porque ele vai poder entregar ao mercado aquilo que teve de conhecimento técnico. Alinhando o conhecimento com a prática”, argumenta. 

Inscreva-se na Faculdade de Tecnologia e Inovação Senac-DF

Com a retomada das atividades, sobretudo, nos setores de comércio, serviço e turismo, a expectativa é que a demanda por mão de obra qualificada aumente. “Existe uma demanda reprimida. Essa retomada da economia vai precisar muito de cursos profissionalizantes para que as pessoas se especializem e possam estar aptas para o mercado de trabalho”, afirma Câmara. 

Aluno empreendedor

Hoje aluno da pós-graduação em Gestão Empreendedora de Negócios na Faculdade de Tecnologia e Inovação Senac-DF, Thyago Negrete, 40 anos, teve a oportunidade de empreender e criar a própria empresa ainda quando fazia graduação em Gestão Comercial também na Faculdade Senac.

Divulgação
Aluno da Faculdade de Tecnologia e Inovação Senac, Thyago Negrete

Durante o terceiro semestre e ao longo do restante do curso, Negrete desenvolveu a Mentoria Disruptiva, que auxilia empreendedores a formatarem equipes comerciais de alto nível. “Escolhi fazer o curso de Gestão Comercial na área que eu trabalho. Entrei na faculdade, eu era consultor comercial de uma escola de idiomas e, no decorrer do curso, rompi os medos e as barreiras para montar minha própria empresa”, relembra. 

Negrete já tinha tentado empreender antes, mas sem sucesso. Para ele, a faculdade lhe deu segurança e confiança. “Ali, você consegue tornar palpável todas as técnicas, aparar arestas, diminuir hiatos para conseguir ter a empresa. Tudo isso ajuda muito a criar forças para tocar esses projetos. A ajuda dos professores também foi essencial”, comenta. “O que mais me impressionou no Senac é a imersão da instituição na realidade, principalmente porque é da área comercial, já nasceu envolvida com o mercado de trabalho. Também por estar ali próxima à Fecomércio, ao Senai, ao Sebrae. Além disso, o Senac faz questão de estar atento às inovações e todo o processo de mutação que o mercado tem”, acrescenta. 

Se pudesse dar um conselho para os novos alunos, Negrete, que também é consultor comercial da Stone Company – uma das maiores empresas do Brasil hoje, possuindo uma variedade de produtos na área de soluções financeiras -, ele diria para que aproveitem todas as oportunidades que a faculdade dá. “É muito importante para que consiga entender nuances e detalhes”, finaliza. 

Novas instalações

Recentemente, o Senac-DF inaugurou uma nova e moderna estrutura no Plano Piloto. Localizada na quadra 913 da Asa Sul, a faculdade é totalmente planejada para os novos tempos de encontros virtuais e presenciais e acompanha as tendências de futuro exigidas pelo novo cenário de trabalho. As novas instalações do centro de ensino possuem design de alto padrão com equipamentos modernos disponíveis para utilização dos alunos.

Cursos disponíveis e vestibular

Ao todo são disponibilizadas seis opções de cursos na área de gestão em tecnologia. São elas:

  • Tecnologia em Banco de Dados;
  • Tecnologia em Segurança da Informação;
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
  • Gestão da Tecnologia da Informação;
  • Gestão Comercial com ênfase em e-commerce;
  • Marketing com ênfase em digital.

Vestibular da Faculdade de Tecnologia e Inovação Senac-DF

Para estudar em um dos cursos da instituição, faça a inscrição para o vestibular pelo link: https://www.df.senac.br/faculdade/vestibular-inscricao/.