Conteúdo especial

5G Weekend: evento propõe olhar inovador para a tecnologia do futuro

Serão três dias de imersão com palestras, painéis e de criações para soluções criativas com o primeiro Hackathon de 5G do Brasil

atualizado 02/09/2022 14:37

O sinal do 5G chegou ao Brasil e com ele a ampliação das oportunidades de negócio. Para além da internet com velocidade mais rápida — 20 vezes maior do ofertado no 4G —, a tecnologia permite uma experiência mais assertiva aos usuários com conexões mais estáveis e uma maior integração dos equipamentos tecnológicos. 

Com o envio e coleta de dados em tempo real, o 5G tem potencial para contribuir positivamente em produtos de realidade virtual e aumentada, vídeos 3D, entre outras experiências da chamada Internet das Coisas (IoT), o que inclui avanços em diversas áreas, como educação, agricultura e indústria.  

Elaborar soluções de negócio que utilizem essa tecnologia é pensar nas possibilidades para o futuro. Tendo essa premissa em mente, a Giant Inovação promoverá o 5G Weekend. Serão três dias de evento, de 16 a 18 de setembro, com palestras, painéis, momentos de networking envolvendo grandes empresas e profissionais de diversas áreas. 

“O propósito é abordar o pioneirismo do 5G no contexto dos negócios, colocar em debate o que pode ser feito com essa nova tecnologia e qual o impacto que isso irá gerar para os próximos anos”

Orlan Almeida, head de inovação da Giant

Entre os temas que serão abordados durante o evento estão: “5G e o Ecossistema Digital”, “Transformação de negócios por meio do 5G”, “5G na Indústria 4.0” e “Metaverso na prática: As economias e negócios que as empresas estão criando na nova era do 3D e da Inteligência Artificial”. Ao todo, 20 especialistas devem colaborar com informações pertinentes para o setor.

O 5G Weekend será realizado no Parque Tecnológico de Brasília (Biotic) e será aberto ao público. No entanto, é necessário fazer uma inscrição prévia no site. A expectativa é que cerca de mil pessoas participem do evento, entre profissionais da área, estudantes e engenheiros.

Orlan Almeida, head de inovação da Giant, acredita que esse evento pode ditar as tendências de mercado do 5G a nível nacional

Hackathon 5G 

Brasília foi a primeira cidade brasileira a receber o sinal do 5G. E seguindo a linha do pioneirismo, a capital também será palco do primeiro Hackathon de 5G do Brasil. A proposta é unir a expertise de profissionais e estudantes de diferentes áreas para criar soluções inteligentes e inovadoras em eixos como saúde, educação e cidade inteligente. 

“Poucas pessoas têm a noção de que muitos dos aplicativos que utilizamos no nosso dia a dia, como Uber e Ifood, só foram possíveis com a chegada do 4G. E com o 5G não será diferente. O que a gente quer é antecipar a produção dessas aplicações”, explica Orlan. “Vamos hackear o futuro e trazer para o presente”, reforça o head de inovação da Giant.

Serão três dias de imersão com o apoio de mentores técnicos para auxiliar as equipes na construção dos projetos. O espaço conta ainda com possibilidades para testes de 5G e hardware para a execução das propostas.

Os participantes precisam apenas levar o notebook e estarem abertos para trabalhar em equipe. Os grupos serão formados com 2 a 5 integrantes, cada. A proposta é ter uma diversidade nas áreas de conhecimento entre os integrantes. Desenvolvedor, designer, gerente de projetos ou apenas interessados em tecnologia, todos estão convidados a fazer parte desse momento que pode ser o pontapé inicial para as aplicações tecnológicas futuras. 

Os interessados precisam ter 18 anos ou mais e residir no Brasil. Para participar é preciso fazer uma pré-inscrição no site do evento. Após essa etapa, os candidatos irão receber o regulamento com as regras e um e-mail com as diretrizes para a conclusão da inscrição.

Ao final do Hackathon, uma comissão julgadora selecionará os três melhores projetos desenvolvidos pelas equipes no evento. Apenas os projetos concluídos serão selecionados e julgados pela banca. 

5G Weekend 

Onde: Parque Tecnológico de Brasília – Biotic – Granja do Torto 

Quando: 16 a 18 de setembro 

Programação completa 

site | instagram | facebook