metropoles.com

Senai abre 1.525 vagas em cursos técnicos gratuitos no DF

As ofertas são voltadas para áreas de alimentação, gestão, vestuário, construção civil e domótica

atualizado

Compartilhar notícia

Senai Caxias do Sul/Reprodução
senai
1 de 1 senai - Foto: Senai Caxias do Sul/Reprodução

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) divulgou, nessa segunda-feira (03/06/2019), a abertura de edital com vagas para cursos gratuitos técnicos e de qualificação com início nos meses de julho, agosto e setembro. São 1.525 oportunidades para pessoas de baixa renda, nas modalidades presencial e semipresencial.

De acordo com o Senai-DF, os cursos são voltados para áreas de alimentação, gestão, vestuário, construção civil e domótica. As vagas são distribuídas nas escolas do próprio Senai em Brazlândia, no Gama, em Sobradinho e em Taguatinga.

Os cursos técnicos do edital do terceiro trimestre têm 1.200 horas, e os de qualificação possuem duração de 200 a 280 horas. Quem participar do processo e concluí-lo receberá um diploma técnico ao final do curso. Segundo o órgão, o objetivo é inserir o aluno no mercado de trabalho ou permitir uma recolocação profissional.

Para os cursos de qualificação, os pré-requisitos de idade ou de escolaridade podem ser vistos no site. Já no caso dos cursos técnicos de nível médio, é preciso ter no mínimo 16 anos, haver concluído ou estar cursando o 2º ano do Ensino Médio ou estar matriculado na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As vagas serão preenchidas por ordem de chegada. As matrículas devem ser feitas de junho a setembro, de forma escalonada, seguindo o cronograma do edital.

Matrículas

Para os cursos presenciais, as matrículas ocorrem nas centrais de atendimento de cada unidade, das 8h às 21h, nos seguintes endereços:

  • Senai Brazlândia, Área Especial n° 3 Norte – Parque de Serviços;
  • Senai Gama, Área Especial, entrequadras 2 e 8 – Setor Sul;
  • Senai Sobradinho: Quadra 13, Área Especial 3, lotes A/F; e
  • Senai Taguatinga, localizado na Área Especial 2 – Setor C Norte.

No caso dos cursos semipresenciais, é preciso fazer a pré-matrícula no site e, até dois úteis depois, comparecer à unidade para apresentar a documentação. Os encontros presenciais são quinzenais e ocorrem aos sábados.

Para efetuar a matrícula, devem ser apresentados os seguintes documentos (originais e cópias): CPF, comprovante de escolaridade, comprovante de residência e documento oficial com foto.

No caso dos cursos técnicos de nível médio, além dos documentos acima, é necessário apresentar (originais e cópias): uma declaração de matrícula no Ensino Médio, ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA), emitida nos últimos 30 dias, ou certificado e histórico escolar do Ensino Médio (frente e verso).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?