Senai abre 1.525 vagas em cursos técnicos gratuitos no DF

As ofertas são voltadas para áreas de alimentação, gestão, vestuário, construção civil e domótica

Senai Caxias do Sul/ReproduçãoSenai Caxias do Sul/Reprodução

atualizado 05/06/2019 22:44

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) divulgou, nessa segunda-feira (03/06/2019), a abertura de edital com vagas para cursos gratuitos técnicos e de qualificação com início nos meses de julho, agosto e setembro. São 1.525 oportunidades para pessoas de baixa renda, nas modalidades presencial e semipresencial.

De acordo com o Senai-DF, os cursos são voltados para áreas de alimentação, gestão, vestuário, construção civil e domótica. As vagas são distribuídas nas escolas do próprio Senai em Brazlândia, no Gama, em Sobradinho e em Taguatinga.

Os cursos técnicos do edital do terceiro trimestre têm 1.200 horas, e os de qualificação possuem duração de 200 a 280 horas. Quem participar do processo e concluí-lo receberá um diploma técnico ao final do curso. Segundo o órgão, o objetivo é inserir o aluno no mercado de trabalho ou permitir uma recolocação profissional.

Para os cursos de qualificação, os pré-requisitos de idade ou de escolaridade podem ser vistos no site. Já no caso dos cursos técnicos de nível médio, é preciso ter no mínimo 16 anos, haver concluído ou estar cursando o 2º ano do Ensino Médio ou estar matriculado na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As vagas serão preenchidas por ordem de chegada. As matrículas devem ser feitas de junho a setembro, de forma escalonada, seguindo o cronograma do edital.

Matrículas

Para os cursos presenciais, as matrículas ocorrem nas centrais de atendimento de cada unidade, das 8h às 21h, nos seguintes endereços:

  • Senai Brazlândia, Área Especial n° 3 Norte – Parque de Serviços;
  • Senai Gama, Área Especial, entrequadras 2 e 8 – Setor Sul;
  • Senai Sobradinho: Quadra 13, Área Especial 3, lotes A/F; e
  • Senai Taguatinga, localizado na Área Especial 2 – Setor C Norte.

No caso dos cursos semipresenciais, é preciso fazer a pré-matrícula no site e, até dois úteis depois, comparecer à unidade para apresentar a documentação. Os encontros presenciais são quinzenais e ocorrem aos sábados.

Para efetuar a matrícula, devem ser apresentados os seguintes documentos (originais e cópias): CPF, comprovante de escolaridade, comprovante de residência e documento oficial com foto.

No caso dos cursos técnicos de nível médio, além dos documentos acima, é necessário apresentar (originais e cópias): uma declaração de matrícula no Ensino Médio, ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA), emitida nos últimos 30 dias, ou certificado e histórico escolar do Ensino Médio (frente e verso).

Últimas notícias