Palestra e minicurso gratuitos de capacitação em competência analítica

As atividades serão ministradas pelo mestre em computação aplicada, Rogério Lopes, e vão ser realizadas no SebraeLab, no BioTIC, em Brasília

IstockIstock

atualizado 24/06/2018 18:19

Empresa brasiliense que organizou o primeiro datathon, Desafio de Dados sobre Saúde Pública, , promove nesta semana uma palestra e um mini-curso gratuitos de capacitação e estímulo das competências analíticas relacionadas à competição. As atividades serão ministradas pelo mestre em computação aplicada Rogério Lopes e vão ser realizadas no SebraeLab, no BioTIC, em Brasília.

A palestra “Utilização de técnicas de Machine Learning para análise de sentimentos em redes sociais” vai apresentar as principais técnicas de modelagem e análise de dados com uso de aprendizado automatizado por algoritmos de inteligência artificial. O evento será realizado no dia 27 de junho, das 9h às 10h.

O minicurso “Implementando análise de sentimentos utilizando R e a plataforma de machine learning H2O.ai” será realizado no dia 29 de junho, das 9h às 13h. O participante vai conhecer técnicas de análises descritiva e preditiva em mineração de textos.

Serão desenvolvidos trechos de códigos em R e a plataforma de machine learning H2O.ai para a visualização de nuvem de palavras, buscas de sinônimos e classificação de textos com aprendizagem de máquina.

Sobre o Desafio de Dados
O primeiro datathon “Desafio de Dados sobre Saúde Pública no Brasil” é uma competição nacional aberta com o objetivo de melhorar o entendimento sobre o tema a partir de análises de dados utilizando, principalmente, as bases do Ministério da Saúde e de órgãos relacionados ao tema.

O objetivo é construir narrativas completas acerca da Saúde Pública no Brasil, isto é, busca-se a contextualização dos dados e a construção de análises de forma “a contar uma história” sobre o tema. Em oposição à simples apresentação de números, o Desafio pretende promover a busca a apresentação de leituras mais precisas sobre a situação da saúde nacional. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 3 de julho pelo site.

 

Últimas notícias