*
 

Nos próximos anos, a qualificação em áreas tecnológicas será um dos pré-requisitos básicos para quem deseja conquistar novas oportunidades de trabalho. De acordo com relatório divulgado pela consultoria McKinsey em dezembro de 2017, 15 milhões de pessoas vão perder o emprego até 2030 somente no Brasil, devido à evolução da inteligência artificial e da automação. A mesma pesquisa afirma, no entanto, que um número ainda maior de profissões será criado.

As plataformas digitais vêm ganhando cada vez mais destaque como opção para quem quer se capacitar e encontrar melhores oportunidades de trabalho. “Aprender o tempo todo, independentemente do estágio de maturidade da carreira, é fundamental para que a gente não se torne obsoleto. Temos que ser capazes de estudar e trabalhar ao mesmo tempo, e isso é facilitado pela experiência que as plataformas online oferecem”, destaca Carlos Souza, diretor-geral para América Latina da Udacity. A empresa oferece cursos on-line em parceria com gigantes como Google, Facebook e Amazon.

O brasiliense Mario Tito de Moura é um dos alunos da plataforma. Mário é graduado em dois dos Nanodegrees: o primeiro como analista de dados; e o segundo em deep learning. Ele está terminando o terceiro curso — engenheiro de machine learning — e deseja participar de mais um: voo autônomo.

“A qualidade nas metodologias aplicadas aos projetos práticos da plataforma on-line ajuda a fixar os conceitos trabalhados”, afirma o estudante. O brasiliense é sócio de uma empresa de consultoria em telecomunicações e está reunindo conhecimento para criar uma startup.

Uma característica fundamental das plataformas digitais é que elas possibilitam um ritmo de lançamento e atualização de cursos de forma rápida, garantindo que os conteúdos estejam sempre atualizados e alinhados às inovações que surgem no mundo todo. O ensino a distância também oferece maior praticidade ao permitir que as pessoas aprendam a qualquer hora e lugar.

Udacity
Conhecida como Universidade do Vale do Silício, a Udacity oferece mais de 20 cursos nas áreas de tecnologia e negócios como marketing digital, ciência de dados, machine learning, redes neurais e realidade virtual — todos em português.

O preço varia de R$ 399 a R$ 3.399 e inclui mentoria, revisão de projetos por especialistas e certificado. Também estão disponíveis cursos gratuitos, que podem ser iniciados a qualquer momento. Confira o site.

 

 

COMENTE

empregoEducaçãotecnologiaplataforma online
comunicar erro à redação

Leia mais: Emprego