metropoles.com

Novo edital para a Polícia Civil da Bahia está previsto para 2020

De acordo com o governador do estado, o último concurso não foi suficiente para suprir as necessidades da corporação

atualizado

Compartilhar notícia

O novo certame da Polícia Civil da Bahia (PCBA) continua em pauta. Inicialmente previsto para ocorrer em 2019, foi novamente confirmado no início do ano pelo governador Rui Costa, em resposta a um internauta, durante o programa Papo Correria. Sobre o número de vagas, disse que o quantitativo será definido de acordo com o que “for possível com base na Lei de Responsabilidade Fiscal”.

O governador explicou que, embora a corporação tenha realizado seleção recentemente, o certame não foi suficiente para preencher todos os postos para os cargos de agente e delegado, o que justifica uma nova avaliação. “Vamos realizar este ano um novo concurso para a Polícia Civil e um novo concurso para a Polícia Militar”, apontou o político.

“Na Polícia Civil, ao concluirmos o último concurso, não conseguimos preencher todas as vagas, nem de delegados nem de agentes. Vamos fazer um novo processo para que possamos ter um maior número de delegados e atender a um pleito das mulheres da Bahia”, disse o governador, durante sessão de abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

A quantidade de vagas ainda deverá ser confirmada. O último processo seletivo ocorreu em 2018, quando foram oferecidas 1 mil vagas: 880 para o cargo de investigador, 82 para delegado e 38 para escrivão.

Para os cargos de investigador e escrivão foi exigido possuir formação de nível superior em qualquer área para ingresso, com remuneração inicial de R$ 3.915,85. Para a carreira de delegado, os interessados deveriam possuir formação superior em direito, com inicial de R$ 11.389,96. A banca foi a Fundação Vunesp.

Última seleção

O último certame para a Polícia Civil da Bahia contou com sete fases, incluindo provas objetivas, provas discursivas, exame biomédico, teste de aptidão física, exame psicotécnico e análise de títulos.

Para as três carreiras, a prova objetiva contou com 100 questões, sendo 30 de conhecimentos gerais e 70 de conhecimentos específicos.

Em conhecimentos gerais foram abordados temas de língua portuguesa, informática, raciocínio lógico, atualidades, promoção da igualdade racial e de gênero, medicina legal, noções de administração e leis específicas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?