Especialista dá dicas fundamentais para ser aprovado em concursos

Adalberto Pinto, professor de técnicas de estudos, aponta erros comuns na hora de estudar e sugere revisão e prática de exercícios físicos

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

ISTOCK
lightbulb brainstorming creative idea abstract icon on business hand.
1 de 1 lightbulb brainstorming creative idea abstract icon on business hand. - Foto: ISTOCK

Ser aprovado em concurso público, além de exigir dedicação, impõe ao candidato o uso de estratégias essenciais para chegar ao momento da tão sonhada posse. Muitos concurseiros passam anos estudando e não conseguem obter nota para serem nomeados.

De acordo com Adalberto Pinto, professor de técnicas de estudos na Central de Concursos, uma boa preparação requer técnica e dedicação, o que é muito diferente de apenas passar horas e horas na frente dos livros.

A revisão, por exemplo, é uma das estratégias mais importantes no treinamento para entrar no serviço público. Além de aprender novos conteúdos, é necessário rever tudo o que já foi estudado. “Afinal, é possível evitar o esquecimento de 80% do que foi aprendido ao fazer uma revisão nas 24 horas seguintes à aula”, afirma o professor.

Outro erro costumeiro dos candidatos é a distração e falta de foco na hora de estudar, ou seja, quando a atenção não está totalmente voltada à matéria.

É importante não fazer várias coisas ao mesmo tempo. Tudo bem ser multitarefa, mas para conseguir a aprovação é necessário o máximo esforço dirigido aos estudos para atingir o nível de excelência desejado

Adalberto Pinto, professor de técnicas de estudos

O terceiro ponto a considerar é quando o candidato está apenas lendo o mesmo conteúdo várias vezes seguidas.

Em vez de fazer isso, a recomendação do professor é ler, fechar os olhos e depois tentar escrever o que lembrar. Segundo Adalberto, essa tática ajuda a guardar a informação na memória de longo prazo.

Por fim, mas não menos importante, um erro clássico: não fazer nenhuma atividade física. “Dedique um tempo aos exercícios físicos antes de iniciar os estudos. Isso faz com que a mente fique alerta. É impressionante”, conclui o professor.

Serviço
A Central de Concursos oferece cursos preparatórios para certames de diferentes áreas. Além das aulas 100% presenciais, disponíveis nos períodos da manhã, tarde, noite e fins de semana, a escola também dispõe de cursos online e material didático completo.

Mais informações: www.centraldeconcursos.com.br

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?