Concurso da Sedestmidh: candidatos não conseguem saber locais de prova

Inscritos reclamam que, ao acessar portal e preencher campos de e-mail e senha, recebem a notificação “usuário não encontrado”

Arquivo pessoal

atualizado 20/03/2019 18:23

Candidatos do concurso público da Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Seds) –também conhecida pelas siglas Sedest e Sedestmidh – estão com problemas para consultar os locais da prova, divulgados nessa terça-feira (19/3). Os participantes tentam acessar o portal, mas, ao preencherem o campo de e-mail e senha, recebem o informe “usuário não encontrado”. Eles estão preocupados porque a avaliação está marcada para o próximo domingo (24).

Na terça-feira (19), um grupo de aproximadamente 20 candidatos foi à sede do Instituto Brasil de Educação (Ibrae), banca organizadora, para pedir esclarecimentos. No entanto, os funcionários não teriam conseguido resolver o problema. “Ficamos lá das 9h às 15h. A atendente nos informou que, na quarta [20], eles divulgariam uma listagem com o local de prova do pessoal”, contou um dos inscritos, que preferiu não se identificar.

A educadora social Marilene Grigorio, 39 anos, relatou que, desde a última sexta-feira (15), não consegue acessar o portal. Ela também esteve na sede do Ibrae e fez um requerimento de informações sobre os locais de prova. O prazo mínimo para resposta do pedido é de 10 dias úteis após a data da avaliação.

Segundo a Seds, o Ibrae informou que a situação do concurso estava regular, sem pendências. “O instituto apresentou as garantias devidas para a realização do certame”, disse a assessoria de imprensa da secretaria.

A pasta também orientou que os candidatos com problemas entrem em contato com a banca por meio dos endereços de contato informados no portal. “Quem se inscreveu deve consultar o local de prova no site da instituição organizadora e, caso tenha dificuldades, acione-os pelos meios descritos lá”, disse a Seds.

Sem resposta
“Estou indignada. Nada funciona lá, ninguém atende o telefone nem responde e-mail. Tá difícil”, desabafou a recepcionista Iranilde Felix da Silva, 41. A reportagem também tentou contatar a banca por e-mail, WhatsApp e telefone, mas não obteve resposta até o fechamento desta reportagem.

A psicóloga Silvana Camargo Mathias, 46, contou que foi até o Ibrae na manhã desta quarta (20). Um dos funcionários do departamento jurídico teria informado que a instituição está resolvendo problemas no sistema. “Ele falou para tentarmos entrar novamente depois, apenas com a colocação do CPF. Ele disse que, com esse procedimento, conseguiremos acessar”, relatou a candidata.

De acordo com a Seds, o concurso tem 53.748 candidatos inscritos: 27.297 para ensino médio e 26.451 para nível superior. A prova será realizada neste domingo (24) em nove locais, entre universidades particulares e escolas públicas e privadas.

Últimas notícias