metropoles.com

Banco Central avalia envio de novo pedido de autorização para concurso

Última solicitação enviada ao Ministério da Economia foi destinada ao preenchimento de vagas para três carreiras

atualizado

Compartilhar notícia

O concurso do Banco Central do Brasil — Bacen segue em pauta. A instituição confirmou que avalia a possibilidade de encaminhar um novo pedido de autorização para preenchimento de postos ao Ministério da Economia.

De qualquer forma, a confirmação deve ocorrer nos próximos dias, tendo em vista que os órgãos têm até 31 de maio para encaminhar as solicitações que possam ser consideradas para o orçamento de 2021. Novas informações devem ser confirmadas em breve.

Além do pedido, a realização de novas seleções pode se tornar mais viável em decorrência do Projeto de Lei Complementar nº 19/2019, que visa dar maior autonomia para a instituição.

A proposta está na ordem do dia para votação no Senado. A intenção inicial era apreciar a matéria em 10 de março, com discussão em turno único, mas vem sendo adiada, em decorrência de prioridades para temas considerados mais urgentes, em decorrência da pandemia de coronavírus.

Com a proposta, além do controle da inflação, o Bacen passará a ter mais dois objetivos: suavizar as flutuações do nível de atividade econômica e zelar pela solidez do sistema financeiro.

0

A proposta também fixa em quatro anos o mandato para os dirigentes da autarquia, com a possibilidade de uma recondução, e determina que o mandato do presidente do Bacen comece no primeiro dia útil do terceiro ano do mandato do presidente da República.

Além desse projeto, outro semelhante tramita na Câmara dos Deputados. Trata-se do Projeto de Lei Complementar n° 112/2019, que está parado na Coordenação de Comissões Permanentes desde junho de 2019.

A diferença é que a proposta na Câmara transfere competências sobre política monetária do Conselho Monetário Nacional para o Banco Central, ponto que não é tratado na proposta que será votada no Senado.

Oportunidades do concurso Bacen

O último pedido de Concurso do Bacen, enviado em 2019, foi para o preenchimento de 260 vagas distribuídas entre três carreiras, da seguinte maneira: 200 para analista, 30 para procurador e 30 para técnico.

Os postos de analista e procurador aceitam candidatos com formação superior em diversas áreas de atuação – neste caso, os vencimentos correspondem a R$ 16.286,90 e a R$ 17.788,33, respectivamente.

Compartilhar notícia