Sucessão de André do Prado no comando da Alesp abre disputa interna no PL
Deputados apontam, neste momento, para quatro nomes do PL com chances de assumir a sucessão de André do Prado no comando da Alesp em 2027
08/10/2026 10:00

A eleição para a nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) ocorrerá em fevereiro de 2027, mas já agita os bastidores da política paulista. Com a maior bancada após eleger 27 deputados estaduais, o PL deve permanecer com o comando da Casa, segundo parlamentares ouvidos pela coluna.
No momento, quatro nomes são apontados como os principais postulantes a pleitear o cargo: os “veteranos” Alex Madureira e Thiago Auricchio, que cumprirão o terceiro mandato na Alesp, e os “novatos” Rodrigo Ashiuchi e Rogério Franco, eleitos para o primeiro mandato.
A favor de Madureira, pesa o fato de ter experiência como relator do Orçamento nos últimos três anos e de já se colocar desde o ano passado como possível sucessor de André do Prado (PL), que em 2027 assume a cadeira no Senado Federal.
Já Thiago Auricchio é apontado pelos pares como um deputado de bom trânsito entre os partidos e de perfil mais moderado, o que agradaria o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Além disso, Auricchio é há quatro anos o presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) do Legislativo paulista.
Entre no canal de WhatsApp do MetrópolesDe acordo com deputados, os dois deputados seriam os favoritos dentro da bancada. Por outro lado, André do Prado e o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, estariam trabalhando para viabilizar a candidatura do ex-prefeito de Cotia, Rogério Franco, aliado próximo do atual presidente da Alesp.
Rodrigo Ashiuchi também é citado como uma possibilidade, embora parlamentares da Casa entendam como pouco viável sua candidatura. A avaliação é de que, caso Valdemar e André do Prado comprem a briga de tentar empacar um novato como presidente, a opção seria por Rogério Franco. A favor de Ashiuchi está a proximidade com o presidente nacional do PL.




