Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube

Apuração pelo Brasil

Eleições 2026Vinicius Passarelli

PT oficia Tarcísio após relatar problemas no transporte intermunicipal

PT de SP solicitou que Tarcísio adote as medidas necessárias para operação regular da EMTU, Metrô, CPTM e das linhas reguladas pela Artesp

25/10/2026 14:45, atualizado 25/10/2026 14:46
Reprodução/Artesp
Foto colorida de ônibus trafegando por rodovia de São Paulo - Metrópoles

O Diretório Estadual do PT de São Paulo enviou, neste domingo (25), um ofício ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) pedindo medidas para garantir o funcionamento pleno do transporte público no dia da votação do segundo turno das eleições. O documento é assinado pelo presidente estadual da sigla, Kiko Celeguim.

O partido afirma ter recebido informações de problemas no deslocamento intermunicipal, incluindo dificuldade para comprar passagens em trajetos entre a capital e cidades do interior e do litoral. Para o partido, isso reforça a necessidade de atuação do governo estadual, responsável pela gestão do transporte metropolitano e intermunicipal.

“Nesse cenário, a redução da oferta de transporte compromete diretamente o deslocamento do eleitorado até as seções eleitorais, especialmente dos trabalhadores e moradores das periferias que dependem dos ônibus intermunicipais, do Metrô e dos trens metropolitanos para votar”, diz o partido.

No documento, o PT solicita que o governador adote “todas as medidas necessárias” para que as linhas da EMTU, o Metrô, a CPTM e as linhas reguladas pela Artesp operem com 100% da capacidade até o fim da votação e o retorno dos eleitores às suas casas.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

A legenda também alega que o transporte coletivo municipal, de competência da prefeitura, também opera com frota reduzida, em desacordo com as determinações de que o serviço fosse prestado com 100% da capacidade. Na capital, os relatos apontam a circulação de apenas 60% da frota de ônibus, segundo o PT.