Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Eleições 2026Vinicius Passarelli

PSol aciona TRE contra secretária que chamou servidores para convenção

Deputada do PSol questiona conduta de secretária adjunta que usou grupo de Whatsapp para convocar servidores para convenção de Tarcísio

12/08/2026 13:21, atualizado 12/08/2026 13:22
Reprodução
Secretária de Nunes convoca pelo WhatsApp servidores para convenção de Tarcísio

A deputada estadual Paula Nunes, da bancada feminista do Psol, entrou com uma ação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) questionando a atuação de uma secretária adjunta da gestão Ricardo Nunes (MDB) que usou um grupo de WhatsApp para convocar servidores a comparecer na convenção partidária que oficializou a candidatura à reeleição de Tarcísio de Freitas (Republicanos) ao Governo de São Paulo.

O caso foi revelado pela coluna. Nas mensagens, Cássia Aparecida Travensolo, secretária adjunta de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de São Paulo, aparece enviando um link para os funcionários se cadastrarem para a convenção estadual do Republicanos, realizada em 1º de agosto, no Ginásio do Ibirapuera.

“Pessoal, importante a presença de vocês”, afirmou. Ela ainda ressaltou que o convite havia sido feito pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB). O grupo é composto por cerca de 30 supervisores de assistência social.

PSol aciona TRE contra secretária que chamou servidores para convenção - destaque galeria
2 imagens
Secretária adjunta de Nunes convoca pelo WhatsApp servidores para convenção de Tarcísio
A servidores, secretária adjunta disse que presença deles em evento partidário era "importante"
1 de 2

A servidores, secretária adjunta disse que presença deles em evento partidário era "importante"

Reprodução
Secretária adjunta de Nunes convoca pelo WhatsApp servidores para convenção de Tarcísio
2 de 2

Secretária adjunta de Nunes convoca pelo WhatsApp servidores para convenção de Tarcísio

Reprodução

Em nota, a Prefeitura de São Paulo afirmou que “não orienta, autoriza ou compactua com qualquer tipo de convocação de servidores públicos para participação em atividades de natureza político-eleitoral”.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Na Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), Paula Nunes afirma que a secretária usou suas funções na administração pública para beneficiar uma candidatura e pede a abertura de uma

O pedido solicita que o prefeito e a secretária sejam proibidos de usar canais oficiais ou contatos obtidos pelo trabalho para organizar a ida de servidores a atos políticos. Pede ainda que os organizadores da convenção sejam oficiados para apresentarem os registros relativos às inscrições realizadas por intermédio do link encaminhado pela secretária adjunta.