
Tácio LorranColunas

Farra do INSS: preso pede ao STF internação em hospital psiquiátrico
Ex-diretor de benefícios do INSS foi preso quando já estava em um hospital psiquiátrico, em novembro do ano passado
atualizado
Compartilhar notícia

Preso desde novembro do ano passado, o ex-diretor de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) André Fidelis pediu ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça que seja internado em um hospital psiquiátrico.
André Fidelis é suspeito de receber R$ 3,4 milhões em propinas entre 2023 e 2024 de operadores da Farra do INSS, segundo a Polícia Federal (PF).
O ex-diretor já estava internado em um hospital psiquiátrico quando foi alvo do mandado de prisão preventiva no âmbito da última fase da Operação Sem Desconto. Segundo laudo apresentado pela defesa, André Fidelis apresentou “piora acentuada do quadro de humor, com planejamento suicida, associada a aumento do consumo de etanol, comprometimento do autocuidado, sentimentos de desesperança e culpa, insônia, tristeza persistente, falta de prazer em atividades habituais e prejuízo importante da concentração e do raciocínio”.
Em decisão no dia 16 de dezembro, a 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) referendou por unanimidade, contudo, a prisão cautelar de André Fidelis e de outros sete investigados.
De acordo com a colunista Andreza Matais, do Metrópoles, André Fidelis e Virgílio Oliveira Filho, ex-procurador do INSS, estão em processo avançado de delação premiada. Eles estariam dispostos a entregar o filho mais velho do presidente Lula, Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, e outros políticos.




