metropoles.com

As hipóteses da PF para o sumiço de jornalista e indigenista

Até esta quarta-feira, as equipes que atuam nas buscas não haviam encontrado nenhuma pista

atualizado

Compartilhar notícia

Arquivo pessoal
Indigenista Bruno Araújo Pereira e jornalista Dom Phillips. O indigenista Bruno Araújo Pereira e o jornalista Dom Phillips desapareceram no domingo (5/6)
1 de 1 Indigenista Bruno Araújo Pereira e jornalista Dom Phillips. O indigenista Bruno Araújo Pereira e o jornalista Dom Phillips desapareceram no domingo (5/6) - Foto: Arquivo pessoal

A Polícia Federal pouco disse de novo na entrevista coletiva convocada nesta quarta-feira para falar sobre as buscas pelo indigenista Bruno Pereira e pelo jornalista inglês Dom Phillips, desaparecidos desde o último domingo no inóspito Vale do Javari, no Amazonas.

Em todas as manifestações públicas, a corporação tem evitado detalhar as linhas de investigação. Em privado, porém, delegados da cúpula da PF que acompanham o assunto de perto dizem trabalhar com duas hipóteses principais: emboscada ou acidente.

0

Segundo esses delegados, como Bruno Pereira conhece muito bem a região, é quase improvável que os dois tenham se perdido na floresta. Assim, a não ser que eles tenham sido vitimas de uma emboscada, o desaparecimento só seria explicável pela hipótese de acidente.

A outra hipótese principal, a de que Pereira e Phillips tenham sido emboscados, é considerada mais provável pelo fato de a região ser dominada por criminosos. Pesam em favor dessa linha de investigação, ainda, as ameaças que o indigenista recebeu nas semanas anteriores ao desaparecimento e as informações preliminares coletadas em campo segundo as quais o indigenista e o jornalista estariam sendo seguidos em seus deslocamentos.

Em Brasília, a cúpula da Polícia Federal tem monitorado em tempo real as buscas. Todas as informações são transmitidas ao ministro da Justiça, Anderson Torres, e ao Palácio do Planalto.

Até as primeiras horas desta quarta, os policiais e os militares das Forças Armadas que participam da operação não haviam encontrado indícios do paradeiro da dupla.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comRodrigo Rangel

Você quer ficar por dentro da coluna Rodrigo Rangel e receber notificações em tempo real?