Deixe os tabus do lado de fora e pode entrar. Tudo sobre sexo, para você gozar a vida.

Transar com um amigo pode ser uma boa? Especialista diz que sim

Um estudo apontou que 20% dos entrevistados já transaram com um amigo. Veja o que dizem especialistas sobre a amizade colorida

atualizado 19/07/2021 18:29

Getty Images

“Amor sem sexo é amizade, sexo sem amor… é vontade”, cantava Rita Lee em 2003. Mas e quando rola sexo e amizade juntos? Dá para deixar aquela relação de todas as horas ainda mais gostosa? Será que dá pra usar o corpo todo do “ombro amigo” sem grandes prejuízos futuros?

Um estudo norte americano, realizado pela Universidade Estadual de Boise, em Idaho, apontou que 20% das pessoas entrevistadas já transaram com amigos. Dessas, 76% confirmam que a amizade melhorou após o sexo. E mais da metade afirma que não foi apenas uma transa de uma noite só. E ainda tem uma parcela que engatou um relacionamento sério e o mantém até hoje.

Ou seja, é possível gozar “de-e-com” uma amizade colorida.  

Amigos com benefícios

Para a terapeuta sexual Thalita Cesario, dentre as vantagens, talvez a maior delas seja a intimidade de uma relação já construída: “Mesmo que não seja amorosa, há uma relação. Com isso é possível curtir bem o sexo sem medo de julgamentos e sendo você mesmo. Afinal os amigos costumam nos aceitar como somos, né?”, esclarece.

Melando a amizade

Mas, atenção, não são todas as pessoas que conseguem separar a intimidade e a falta de compromisso: “Quando envolve sexo e amizade, algumas pessoas confundem e acabam se apaixonando, ou infelizmente terminando a amizade”, alerta Thalita.

Por isso, deve-se ter alguns cuidados com a confusão de sentimentos caso os envolvidos não estejam muito certos sobre o que querem: “Se é apenas o sexo casual entre amigos ou se é algo mais profundo e que demande a construção do relacionamento amoroso”, explica.

Encarando o pós-sexo

Então tá combinado, é quase nada
É tudo somente sexo e amizade
Não tem nenhum engano nem mistério
É tudo só brincadeira e verdade” .(Caetano Veloso)

Caetano deu a letra e a receita na canção “Ta combinado”. E o combinado não sai caro. No entanto, nem sempre o coração segue os caminhos da razão. A terapeuta dá uma dica para o momento depois da primeira transa com o BFF: “Agora é encarar o pós-sexo com muita maturidade e sinceridade e entender que pode ter sido apenas um transa ou abrir o jogo em relação a possíveis sentimentos que surgirem. Está tudo bem sexo sem relacionamento, assim como também é bem-vindo um relacionamento após um sexo dentro da amizade”, aconselha. 

O importante é ter diálogo e alinhamento de expectativas, sempre com muita sinceridade.

Regras do jogo

No estudo, os participantes indicaram que esses relacionamentos ocorreram como parte de um acordo no qual foi explicitamente combinado não envolver amor. Além disso, esse relacionamento não envolve nenhum tipo de compromisso.  

Thalita lembra que é preciso criar fronteiras saudáveis na amizade colorida: “Sinceridade e responsabilidade afetiva são importantes para a manutenção da amizade ou construção do relacionamento. A única regra é respeitar os limites e sentimentos de todos os envolvidos. E claro, usar camisinha, independentemente da confiança já estabelecida”, finaliza.

Para conferir

O tema é o queridinho do cinema: pano de fundo para o desenrolar de dramas, romances, comédias e comédias românticas, não há muitos enredos que passam ilesos ao sexo na amizade. Ou a amizade que acaba em transa.

Segue lista de alguns que você pode conferir as transas quentes entre amigos:

Amor ou Amizade, 2000 ‧ Romance/Comédia

Sexo sem Compromisso, 2011 ‧ Romance/Comédia romântica

Amizade Colorida, 2011 ‧ Romance/Comédia romântica

Os Sonhadores, 2003 ‧ Romance/Drama

Três vezes amor, 2008 ‧ Romance/Drama

O Noivo da Minha Melhor Amiga, 2011 ‧ Romance/Comédia romântica

Três Formas de Amar, 1994 ‧ Romance/Comédia romântica.

Últimas notícias