Conhecer alguém novo não é tarefa fácil e exige certo empenho. Alguns sinais no início do relacionamento, ou antes mesmo de ser uma relação, podem servir de alerta para abandonarmos o barco antes de embarcar. Muito, inclusive se fala sobre os indícios que merecem o alerta sobre o comportamento da parceria, como ciúmes, possessão e segredos.
Mas e os sinais verdes? Aqueles que dizem “tá liberado” para você seguir em frente no relacionamento? Especialistas do Reino Unido elencaram movimentos que mostram que o relacionamento tem possibilidades de dar certo. Confira abaixo oito pontos a serem levados em consideração.

Alguns sinais devem ser levados em conta quando começamos a sair com alguém

Alguns sinais acendem alertas positivos, para ir em frente

Outros sinais podem ser considerados como bandeiras vermelhas

Antes de avançar, vale levar em conta alguns aspectos da parceria

E então ver se está liberado se jogar no date.
Bom comunicador
De acordo com especialistas consultados pelo portal inglês Metro, se o par é claro na comunicação, é honesto, bom ouvinte, trabalha para resolver conflitos, e não te faz decodificar constantemente as mensagens, isso é um bom sinal.
Para a terapeuta Stina Sanders, a comunicação é a chave para qualquer relacionamento funcionar: “Problemas vão surgir em algum momento, por isso é tão importante que seu parceiro esteja aberto com você e disposto a se adaptar, resolver e aceitar quaisquer diferenças”, declarou a especialista.
Preocupados em impressionar
Se desde o primeiro encontro, a parceria planejou tudo e te fez sentir especial e confortável, essa é mais uma bandeirinha verde! A especialista esclarece que se a pessoa se esforça para garantir que o par se divirta, também é um sinal.
A conversa flui
Sabe aqueles silêncios constrangedores? Então, eles não existem com essa parceria e o papo flui. O tempo voa e vocês se divertem juntos apenas conversando. E se por acaso existem pausas no papo, não são desconfortáveis.
Fala sobre o futuro
Se a parceria fica em silêncio com a mera sugestão de fazer algo daqui a alguns meses, corra. Quando é a pessoa certa, “Você está falando sobre o futuro e animado para compartilhar novas experiências juntos”, diz Neil Wilkie, autor da série Paradigma de Relacionamento.
Sem mágoas do passado
Outro bom sinal é quando a parceria menciona o ex sem raiva ou amarguras e mostra que a bagagem do passado não é um problema.
Sintonia sexual
Assim como os impulsos sexuais incompatíveis podem ser um problema, se você está sincronizado com o par, é um bom sinal. Mais importante do que os impulsos sexuais incompatíveis é a forma como a parceria vai lidar com isso. Se o par se mostrar cruel, ou passivo-agressivo quando você não está disponível sexualmente, a bandeira é vermelha. Mas, se por acaso, mesmo com libidos em tempos diferentes, vocês conseguem alinhar as expectativas, o sinal está verde.
Investimento igual
Se você sente que o par está tão investido quanto você, é um bom sinal! Quando o relacionamento é importante para todos os envolvidos e a energia depositada em construí-lo é a mesma, as coisas fluem melhor.
Respeito aos limites
Sente que a parceria respeita seus limites físicos e emocionais? Isso é sinal de passe verde e mostra um potencial relacionamento saudável.
Por fim, os especialistas lembram que vale confiar nos seus instintos: “Assim como sabemos quando novos relacionamentos despertam sinais vermelhos, se tivermos a mentalidade certa, podemos reconhecer os indícios verdes vindo em nossa direção também. Nunca é realmente sobre quem encontramos. É sobre como pensamos e sentimos sobre nós mesmos e o que acreditamos que merecemos que define a agenda no jogo do namoro”, finaliza a terapeuta Sally Baker.