Você conversa sobre sexo? Falar sacanagem, contar piadinhas de sexo, compartilhar detalhes da vida sexual com amigos, tirar dúvidas com especialistas da área ou ainda ter aquele papo reto com a parceria antes ou depois da transa. O troca verbal sobre sexo é importante e tem seu lugar. E traz diferentes benefícios de acordo com quem você se abre, discute e ouve sobre o assunto.
A psicanalista Clarissa Pinkola Estés, no livro Mulheres que correm com os lobos, defende que todos devem conversar sobre sexo, contar piadinhas sujas e rir juntas sobre histórias compartilhadas como uma forma de manter viva a libido. Não apenas como desejo sexual, como também pulsão de vida.

Com quem você fala sobre sexo?

Conversar com amigos

Compartilhar com a parceria

Tirar dúvidas com especialistas

Pode melhorar a saúde sexual

E quebrar tabus

Além de melhorar o sexo com a parceria.
De acordo com a sexóloga, Julia Cepada, da plataforma Share Your Sex, todo mundo deveria falar sobre sexo para quebrar tabus e normalizar algumas situações: “Os prejuízos de não falar sobre isso são inúmeros. A pessoa começa a criar tabus e crenças sobre o tema e acaba ficando travada em algumas questões”, explica.
Oral com a parceria
Não ter um diálogo claro sobre sexo com o par, pode acabar atrapalhando a transa: “Quando você comunica, você tem a chance de melhorar a vida sexual, vocês podem ter novas experiências e ainda compartilhar novas fantasias”, esclarece.
Além disso, o relacionamento fica mais íntimo: “A pessoa resolve conflitos que acontecem na cama, e acaba evitando problemas que acontecem por falta de comunicação, além de se conhecer mais e aumentar a intimidade”, reforça.
Compartilhando com as amigas
Quando se trata de falar sobre sexo com as amigas, a sexóloga defende que compartilhar experiências é sempre válido: “E muitas vezes conseguimos quebrar tabus, de maneira divertida e ainda ter grandes trocas de experiências”, afirma.
Ela lembra que não é preciso abrir a vida sexual para todos os amigos, mas com alguns com que tenha mais intimidade.
Tirando dúvidas com especialistas
Mesmo que a pessoa fale com amigos e o par, ter um especialista para falar sobre o tema é fundamental: “Como o ginecologista, por exemplo, ou um terapeuta sexual. Você aprende, tira dúvidas e se protege”, orienta.
Abrindo a boca
Se você não fala sobre sexo com ninguém, talvez seja hora de começar. A dica da sexóloga é escolher alguém que você tenha mais intimidade: “Se tiver muita vergonha, não olhe nos olhos. Fale enquanto faz alguma coisa, tipo lavando a louça, até começar a ter confiança para aprofundar”, sugere.
E atenção, se quer falar diretamente com a parceria, a dica é colocar um filme e ir introduzindo o assunto. O importante é começar aos poucos até chegar direto ao assunto.
Vale ressaltar que dependendo da dúvida, é preciso recorrer ao especialista: “Algumas vezes, a pessoa que você escolhe para compartilhar, não tem uma boa educação sexual e pode acabar reproduzindo tabus e repassar de maneira errada”, alerta Júlia. Para a segurança e saúde sexual, é sempre bom procurar especialistas no assunto.