metropoles.com

Não é sair “leite” do pênis: veja diferença entre orgasmo e ejaculação

Apesar da facilidade para chegar ao ápice, muitos homens não sabem o que é o orgasmo, tampouco conseguem diferenciá-lo da ejaculação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
AaronAmat/Getty Images
Homem tendo um orgasmo - Metrópoles
1 de 1 Homem tendo um orgasmo - Metrópoles - Foto: AaronAmat/Getty Images

As pessoas costumam atribuir ao termo “gozar” todo o “pacote” que inclui a sensação de prazer e a liberação de sêmen. Contudo, é importante saber diferenciar o orgasmo da ejaculação, uma vez que os termos representam fenômenos diferentes.

Enquanto o orgasmo se refere a uma sensação intensa de prazer, geralmente acompanhada por contrações rítmicas dos músculos pélvicos, a ejaculação é a liberação do fluído seminal pelo pênis, que ocorre como parte da resposta sexual masculina. Geralmente, tais fenômenos andam juntos, mas não obrigatoriamente.

O fato do orgasmo e da ejaculação acontecerem ao mesmo tempo na maioria esmagadora dos casos faz com que muitos homens não saibam diferenciá-los. Entretanto, é possível, sim, atingir o orgasmo sem ejacular, o que é chamado de “orgasmo seco”.

“Isso pode acontecer em situações como o sexo tântrico, em que o foco é prolongar a experiência do orgasmo sem a ejaculação”, explica o psicólogo e terapeuta sexual Rafael Braga. “Vale ressaltar que a experiência sexual varia de pessoa para pessoa, e nem todos os indivíduos experimentam o orgasmo e a ejaculação da mesma maneira”, complementa o profissional.

Socialização

Parte do motivo do orgasmo e da ejaculação serem confundidos é a forma com a qual os homens são educados e socializados sexualmente. Além de uma educação sexual pouco abrangente, que acaba ficando por conta da pornografia, crenças sociais e experiências pessoais também podem interferir em como a pessoa enxerga a resposta sexual.

“Expectativas de que o orgasmo e a ejaculação aconteçam sempre juntos existem em muitas culturas, o que confunde. Estereótipos de masculinidade, como a ideia de que os homens devem estar sempre prontos para o sexo, além de terem um desempenho ‘perfeito’ na cama, ainda podem influenciar a percepção deles sobre a própria resposta sexual”, analisa o sexólogo.

10 imagens
O uso de camisinhas previne, além de gravidez, diversas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)
A atividade sexual deve ser prazerosa em todas as etapas da vida
Cuidar da saúde sexual é importante para o bem-estar mental, psicológico e emocional
Diariamente, a Pouca Vergonha, coluna de sexo do <b>Metrópoles</b>, traz dicas para melhorar sua vida sexual
O sexo não deve causar dor
1 de 10

O bem-estar sexual é considerado um dos pilares da boa saúde pela OMS

Getty Images
2 de 10

O uso de camisinhas previne, além de gravidez, diversas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)

Getty Images
3 de 10

A atividade sexual deve ser prazerosa em todas as etapas da vida

Larry Williams/Getty Images
4 de 10

Cuidar da saúde sexual é importante para o bem-estar mental, psicológico e emocional

Getty Images
5 de 10

Diariamente, a Pouca Vergonha, coluna de sexo do Metrópoles, traz dicas para melhorar sua vida sexual

George Doyle/Getty Images
6 de 10

O sexo não deve causar dor

Getty Images
7 de 10

Pessoas sexualmente ativas devem fazer exames médicos periodicamente para assegurar a saúde

Getty Images
8 de 10

Brasileiro inicia vida sexual aos 18 anos e tem, em média, 10 parceiros na vida, indica pesquisa conduzida pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP)

Getty Images
9 de 10

O sexo é considerado uma atividade física

Mizuno K/Pexels
10 de 10

A prática traz diversos benefícios. Queima calorias, melhora a autoestima, aumenta a qualidade do sono, diminui o estresse, colabora com a saúde cardiovascular etc

Adam Kontor/Pexels

Felizmente, conforme lembra o especialista, é possível ressignificar a própria visão e relação com o sexo, melhorando o entendimento do processo sexual, bem como a vivência do prazer. Para isso, Rafael Braga dá cinco dicas:

1. Busque educação sexual
Buscar informações e conhecimentos sobre a resposta sexual masculina, incluindo técnicas de controle ejaculatório, pode ajudar a compreender melhor o corpo e as possibilidades sexuais. Existem livros, artigos e recursos on-line que fornecem orientações e técnicas específicas nesse sentido.

2. Faça técnicas de respiração e relaxamento
Práticas como a respiração profunda podem ajudar a controlar a excitação sexual e prolongar o prazer antes da ejaculação. Aprender a reconhecer os sinais do corpo e a diminuir o ritmo pode ser útil para prolongar a experiência sexual.

3. Realize exercícios do músculo pubococcígeo
O fortalecimento do músculo PC, localizado na região pélvica, pode te ajudar a ter mais controle sobre a resposta sexual e retardar a ejaculação. Os exercícios de Kegel são um exemplo comum de exercícios que visam fortalecer esse músculo.

4. Pratique métodos tântricos
O tantra é uma prática que envolve uma abordagem mais holística e consciente da sexualidade. O foco do tantra é a conexão profunda com o parceiro e a experiência prolongada do prazer, separando o orgasmo da ejaculação. Aprender sobre as práticas tântricas e explorá-las pode ajudar a expandir a capacidade de ter orgasmos múltiplos sem ejacular.

5. Exercite o diálogo com o(a) parceiro(a)
Conversar abertamente com a parceria sobre desejos, fantasias e preferências sexuais pode criar um ambiente de intimidade e compreensão mútua. O apoio e a participação do parceiro podem ser fundamentais para explorar novas possibilidades e desenvolver habilidades para ter orgasmos múltiplos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?