Deixe os tabus do lado de fora e pode entrar. Tudo sobre sexo, para você gozar a vida.

Entenda o leque “bi”: bissexual, birromântico e bicurioso

A cada dia surgem novos termos e novas identificações, veja a diferença das nomenclaturas

atualizado 08/10/2021 19:26

Embora os termos possam parecer a mesma coisa, as definições variam e existem diferenças. Se você sente que a cada dia surge um novo termo e fica confuso inclusive para saber como se definir, vale a pena ter em mente que não é preciso nomenclaturas, nem rótulos. Mas é importante se atentar às diferenças, já que cada dia, o percentual de pessoas que se identificam com alguma letra do LGBTQIA+ aumenta. Com esse movimento, cresce o número de pessoas questionando e explorando a própria sexualidade. 

0

A medida que os debates se expandem, surgem as dúvidas: qual a diferença entre bissexual, panssexual, bicurioso, e birromântico? Quem explica é o terapeuta sexual, André Almeida.

Bissexual

O especialista diz que bissexual é a pessoa que sente atração sexual por dois ou mais gêneros. “O surgimento de termos se dá, principalmente, pela necessidade dos indivíduos de ajustarem melhor suas identificações, pois talvez, aquela do status quo não o represente. A generalização pode desrespeitar esse processo”, esclarece o especialista. 

Birromântico

Se você deseja namorar e desenvolver uma conexão romântica com mais de um gênero, pode ser um birromântico. O termo é usado para descrever um indivíduo que pode ser romanticamente atraído por pessoas de vários sexos. Pessoas birromânticas desenvolvem uma atração romântica por outras pessoas, que pode ou não incluir atração sexual.

Embora o prefixo “bi” signifique dois, não significa que uma pessoa birromântica se sinta atraída por apenas dois gêneros. Alguém que é birromântico pode ser atraído por dois ou mais gêneros, o que significa que a pessoa de interesse pode se identificar como trans, agênero ou qualquer outra identidade de gênero.

Bicurioso

Alguém pode usar o termo bicurioso quando não tem certeza ou ainda não está confortável com sua sexualidade. É importante observar que qualquer pessoa pode se identificar como bicuriosa, independentemente do sexo. “É a pessoa que está explorando sua sexualidade, sentindo e se relacionando com pessoas de dois ou mais gêneros, mas ainda não se identificou como bi”, explica André.

A bicuriosidade é um rótulo usado por alguém que está aberto a ser romântico ou sexual com pessoas de vários sexos. O rótulo é ocasionalmente adotado por aqueles que questionam sua identidade queer, mas que podem não se sentir confortáveis ​​em assumir ainda.

Importante: também é válido se identificar como bicurioso, mas não realmente explorar. Se você se envolve ou não em relacionamentos sexuais ou românticos com pessoas do mesmo sexo, não diminui o fato de que você pode estar questionando essa atração internamente.

Bi ou Pan?

A diferença entre bissexual e pansexual é que o primeiro se atrai tanto sexualmente e/ou afetivamente por dois ou mais gêneros, mas não necessariamente por todos. Já o pansexual se atrai sexualmente e/ou romanticamente por todos. 

Atenção!

Sentir atração por dois ou mais não significa, necessariamente, sentir igual atração. Varia de pessoa para pessoa. Algumas sentem mais atração por um gênero, outros por outro: “E está tudo certo”, afirma o especialista.

Por fim, a identificação é um movimento sociopolítico de visibilidade. “Não é necessário a identificação, como muitos teóricos da fluidez apontam. Você faz o que se sente melhor”, encerra André.

Últimas notícias