metropoles.com

Dia do Sexo: entenda por que ainda vale a pena transar em 2021

Em um ano tão difícil, terapeuta sexual elenca razões para você correr para debaixo dos lençóis

atualizado

Compartilhar notícia

GettyImages-169261163 (1)
1 de 1 GettyImages-169261163 (1) - Foto: null

O ano é 2021 e o cenário mundial parece colaborar para a libido cada vez mais em falta. Pandemia, vacinação lenta, crise financeira. Esses são apenas alguns dos problemas que assolam bilhões de pessoas em todo o mundo, e que tiram o tesão (e a libido) de qualquer um. Quando falamos em libido, vale ressaltar que é a energia motora e pulsão de vida, e não apenas a pulsão sexual.

0

Nesta segunda-feira (6/9), quando se comemora o Dia do Sexo, surge, então o questionamento: ainda há motivos para transar em um ano tão difícil quando este? Afinal, há o que ser celebrado? Sem titubear, a resposta é sim! Quem defende a vida longa ao prazer é a terapeuta sexual Thalita Cesário: “Quando falamos em sexo, ter um par é muito importante, e não estamos falando apenas do ato sexual, mas da troca, carinho, afetividade, intimidade e experiências prazerosas”, declara.

O sexo é ainda mais necessário em momentos de crise, quando precisamos criar mecanismos para sentir prazer e desviar a atenção para não surtar. “Precisamos nos cuidar e não entrar no looping de coisas negativas, e sair da situação de cenário ruim de maneira confortável”, explica.

via GIPHY

Vendo além do cenário broxante 

O terapeuta sexual André Almeida reforça que o comportamento sexual é uma das diversas formas de expressar a sexualidade. Mas, neste momento, vivemos em um contexto que tem gerado ansiedade: “Esse ambiente de medo, instabilidade e constantes perdas pode vir a influenciar de forma negativa nossa libido”, salienta.

Na visão do terapeuta, é esperado que a frequência sexual não seja a mesma. Mas, ainda assim, vale a pena transar.

via GIPHY

Além dos brinquedos

Thalita explica que, apesar de a masturbação ser excelente para quem pratica, e da importância de chegar ao ápice do prazer a sós, é de salutar a troca de uma interação sexual. “Mesmo quando falamos de relacionamento casual, aqueles casais que ainda não tem tanta intimidade, sempre há uma troca e interação, e isso é importante”, esclarece.

via GIPHY

Veredito: vale ter prazer!

Para André, o cenário desanimador não deve ser motivo para deixar de se divertir debaixo dos lençóis. “Por que não transar? Sendo que é essa uma das muitas coisas que podem nos ajudar a passar por momentos tão turbulentos?”, questiona.

Ele lembra que é preciso se olhar com gentileza: “Caso não seja  algo que você queira agora, procure hobbies novos, dedique-se ao que gosta, invista seu tempo em você. O sexo pode ser um ótimo aliado se olharmos para ele sem cobranças e pressões, principalmente respeitando o momento, frequências e limites individuais”, esclarece.

via GIPHY

Pulsão de vida

Por fim, a especialista lembra que a libido deve ser dividida e canalizada para várias áreas da vida, como sair, ter tempo para família, lazer, trabalhar e, é claro,  ter relação sexual. O sexo entra como um fator determinante de qualidade de vida, fundamental num momento como esse: “Se a gente deixar de transar, não vamos resolver outros problemas e ainda ficaremos sem prazer”, finaliza.

Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?