metropoles.com

Leo Dias sobre retorno ao Fofocalizando: “Volto se o SBT quiser”

Em carta publicada no UOL, jornalista critica colegas de imprensa

atualizado

Compartilhar notícia

Gabriel Cardoso/SBT
GABRIEL-CARDOSO-SBT11
1 de 1 GABRIEL-CARDOSO-SBT11 - Foto: Gabriel Cardoso/SBT

Leo Dias se pronunciou após a polêmica em que se envolveu durante o Fofocalizando, programa que apresenta no SBT. Em carta, divulgada pelo colunista Mauricio Stcyer, do UOL, o jornalista critica a postura da imprensa, falou sobre liberdade de expressão e se volta ou não para a emissora.

“A internet virou uma terra de ódio e ofensas e a televisão não pode e não deve ser uma extensão disso. Jamais!”, afirmou Leo.

Ele também critica alguns colegas de imprensa que trabalham com celebridades, “Os jornalistas viraram reféns das redes sociais. Viraram um bando de preguiçosos”, disse.

Por fim, fala sobre o retorno ao sofá do Fofocalizando: “O Brasil precisa aprender a lidar com opiniões discordantes. Eu não sou o certo. Só expus a minha opinião. E merecia ser respeitado. Vou ali esfriar a cabeça e já volto. Se o SBT quiser, lógico”.

Leia a carta:
“A televisão não pode ser uma extensão dos ódios da internet (a íntegra do texto do jornalista) “Sei que devo satisfações ao público do ‘Fofocalizando’ e, principalmente, ao senhor Silvio Santos. Por isso resolvi escrever esse texto para explicar o que houve na última quinta-feira durante o programa. Após uma reportagem sobre curtidas na internet de um texto ofensivo referindo-se a Sasha e a Xuxa, resolvi criticar a exposição de palavras sobre elas. Uma delas, por exemplo, dava a entender que a Sasha é drogada. Aquilo realmente me revoltou. E critiquei, sim, a produção do programa que expôs uma mensagem aleatória de um desconhecido para ofender uma pessoa.

A internet virou uma terra de ódio e ofensas e a televisão não pode e não deve ser uma extensão disso. Jamais!

No intervalo comercial do ‘Fofocalizando’ fui duramente criticado por todos da equipe, que disseram que eu não poderia ter dito aquilo no ar. Apenas nos bastidores. Mas…. pera lá !!! Eu sou a mesma pessoa na frente das câmeras e por trás delas. Eu expus todas as minhas mazelas publicamente. A minha dor maior é pública. Por que eu não posso expor a minha opinião em frente às câmeras?

Quero aqui também fazer uma dura crítica ao jornalismo de celebridades. Não me refiro apenas ao ‘Fofocalizando’, mas a TODOS os veículos. Os jornalistas viraram reféns das redes sociais. Viraram um bando de preguiçosos. As reportagens hoje viraram ‘fulano mostra corpão’, ‘ciclano curte foto’… Onde foi parar o jornalismo? Onde foi parar a apuração de fato?

E para isso eu vou usar uma frase clássica do jornalismo, por muitos atribuída ao escritor e jornalista George Orwell, mas dita por William Randolph Hearst: ‘Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade’.

Por fim, quero ressaltar que eu sou muito feliz no SBT. Amo a Lívia Andrade. Estou bastante satisfeito com a nova direção, mas preciso ressaltar que eu preciso de liberdade de expressão. Sem ela, Leo Dias não será Leo Dias. Eu já critiquei o jornalismo do SBT na frente do dono da emissora, falei da censura à nobre colega Rachel Sheherazade pro patrão dela e JAMAIS fui repreendido por isso.

O Brasil precisa aprender a lidar com opiniões discordantes. Eu não sou o certo. Eu só expus a minha opinião. E merecia ser respeitado. Vou ali esfriar a cabeça e já volto. Se o SBT quiser, lógico.”

Compartilhar notícia