Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Paulo Cappelli

Vorcaro relatou que Motta queria "saber de tudo no detalhe"

"Hugo saiu daqui quase 3h da manhã. Queria saber de tudo no detalhe”, disse Vorcaro após reunião com o presidente da Câmara dos Deputados

, 16/03/2026 01:30, atualizado 16/03/2026 07:41
Compartilhar notícia
Reprodução
Vorcaro relatou diversos encontros com Motta

O banqueiro Daniel Vorcaro afirmou, em mensagens obtidas pela Polícia Federal (PF), que o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), esteve reunido com ele “até quase 3h da manhã” e quis saber “de tudo no detalhe”.

Em conversa de 8 de maio de 2025, Vorcaro relatou que o parlamentar permaneceu por um longo período em reunião e demonstrou interesse em discutir assuntos de forma minuciosa. “Hugo saiu daqui quase 3h da manhã. Queria saber de tudo no detalhe”, escreveu o banqueiro à então namorada, Martha Graeff, às 8h54. Ela respondeu: “Wow, amor. Você nem dormiu então”. As mensagens indicam que Motta foi até a mansão do banqueiro, no Lago Sul, em Brasília.

Vorcaro relatou que Motta queria “saber de tudo no detalhe” - destaque galeria
4 imagens
Hugo Motta, presidente da Câmara, afirma que STF decidirá sobre dosimetria
Imagens do banqueiro Daniel Vorcaro no CDP 2 de Guarulhos, em SP
Daniel Vorcaro sendo transferido para Brasília em avião da PF
Caso Master: TCU autoriza acesso do MPF a apuração sigilosa sobre o BC
1 de 4

Caso Master: TCU autoriza acesso do MPF a apuração sigilosa sobre o BC

Reprodução
Hugo Motta, presidente da Câmara, afirma que STF decidirá sobre dosimetria
2 de 4

Hugo Motta, presidente da Câmara, afirma que STF decidirá sobre dosimetria

LUIS NOVA/ESPECIAL METRÓPOLES @LuisGustavoNova
Imagens do banqueiro Daniel Vorcaro no CDP 2 de Guarulhos, em SP
3 de 4

Imagens do banqueiro Daniel Vorcaro no CDP 2 de Guarulhos, em SP

Reprodução SAP
Daniel Vorcaro sendo transferido para Brasília em avião da PF
4 de 4

Daniel Vorcaro sendo transferido para Brasília em avião da PF

Divulgação

Já no dia 8 de março, Vorcaro relata a Graeff: “Oi. Estou pousando em Brasília. Encontrei com Hugo no aero, será mais tarde um pouco o encontro. Vou esperar em casa”. A companheira do banqueiro deu o tom da importância da reunião: “Que horas, amor? Vou orar aqui”. Na sequência, Graeff completou: “Fizemos uma oração para você agora. Eu e Chanda. Só falei que era uma reunião. Nada de detalhes”.

Um mês depois, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) abriu inquérito civil para investigar a compra de parte do Banco Master pelo Banco de Brasília (BRB), com o objetivo de apurar as circunstâncias da negociação e a venda de ações da instituição.

Procurado pela coluna, Hugo Motta preferiu não se manifestar sobre o teor dos encontros com Daniel Vorcaro.

O banqueiro já havia mencionado outro encontro com o presidente da Câmara. Em 26 de fevereiro de 2025, ele afirmou a Graeff que participou de um jantar na “residência oficial” com Motta e outros empresários.

“Tô num jantar na residência oficial com Hugo e seis empresários”, escreveu.

Encontro com Alexandre de Moraes

Em outro momento da conversa, em 20 de março de 2025, Vorcaro sugere que teve encontros com o presidente da Câmara, Hugo Motta, o senador Ciro Nogueira (PP) e o ministro Alexandre de Moraes (STF).

“Você está com gente aí? Ou está me ignorando de propósito?”, perguntou Graeff.

“Estou sim. Acabou chegando Hugo e Ciro aqui para falarem com Alexandre. Não deve demorar. Mas, se você for dormir, eu saio e te chamo”, respondeu Vorcaro.

As mensagens fazem parte da investigação da PF que fundamentou a 3ª fase da Operação Compliance Zero. Na decisão que autorizou a prisão de Vorcaro, o ministro André Mendonça apontou indícios de um esquema criminoso que pode envolver integrantes da alta cúpula de órgãos governamentais.

Receba no seu email as notícias da coluna Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters