metropoles.com

Três nomes do PSol disputam quem será o candidato à Prefeitura do Rio

Base do PSol vai decidir entre três nomes apresentados para a disputa de 2024 na capital fluminense

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
PSOL
1 de 1 PSOL - Foto: Reprodução

Três nomes do PSol estão na disputa pela candidatura à Prefeitura do Rio de Janeiro em 2024. A deputada estadual Renata Souza e os deputados federais Glauber Braga e Tarcísio Motta serão avaliados pela base do partido.

Para a escolha, serão realizadas eleições prévias em 10 reuniões plenárias durante o 8º Congresso do PSol carioca. Nesse processo, serão definidos os delegados que participarão da decisão sobre a candidatura. 

A decisão será tomada no dia 5 de setembro, na convenção eleitoral interna, com o voto dos delegados eleitos proporcionalmente nas plenárias.

Na convenção, além do nome do candidato do PSol, os delegados vão debater o programa de governo e o arco de alianças do partido.

Renata Souza foi a mulher mais votada para uma cadeira na Assembleia do Rio de Janeiro em 2022. Ela disputou a prefeitura do Rio em 2018 e obteve 3,24% dos votos válidos.

Glauber Braga é deputado federal desde 2009. Está filiado ao PSol desde 2016, quando disputou a prefeitura de Nova Friburgo, ficando na segunda colocação com 23,79% dos votos. Em 2022, colocou seu nome à disposição do PSol para as eleições presidenciais. A proposta, no entanto, não foi acolhida pelo partido.

Tarcísio Motta está em seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados. Em 2020, foi o vereador mais votado da capital fluminense. Motta já disputou por duas vezes o governo do Rio de Janeiro, em 2014 e 2018.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?

Notificações