metropoles.com

Senador requer convocação imediata de GDias na CPMI do 8 de Janeiro

GDias foi incluído na lista de investigados pelo inquérito presidido por Alexandre de Moraes no Supremo Tribunal Federal (STF)

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Advogado GDias Esperidião Amin GDias
1 de 1 Advogado GDias Esperidião Amin GDias - Foto: Reprodução

O senador Esperidião Amin solicitou nesta quinta-feira (17/8) a convocação imediata do ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias, pela CPI do 8 de Janeiro.

Amin solicita que o general compareça à próxima reunião da CPI, na terça-feira (22/8). O requerimento de convocação de GDias já foi aprovado pela comissão.

Como revelado pela coluna, dois dias antes das invasões às sedes dos Três Poderes, GDias enviou à Agência Brasileira de Informação (Abin) um alerta sobre a intenção dos golpistas. Depois disso, o general não se comunicou mais com a agência, reaparecendo apenas no dia 8 de janeiro.

Segundo o ex-diretor-geral da Abin, Saulo Moura da Cunha, GDias também pediu uma adulteração nos relatórios que mostravam que ele havia sido avisado com antecedência sobre o risco de um ataque violento.

No pedido de convocação de GDias, o senador Esperidião Amin destacou a importância do ex-chefe do GSI prestar esclarecimentos à CPI. Amin lembrou ainda que o ex-chefe do GSI foi incluído, ontem, pelo ministro Alexandre de Moraes, na lista de investigados no inquérito sobre o 8 de janeiro.

“Ele passou a ser investigado ontem. É um fato novo. É o primeiro caso de investigação formal, no inquérito presidido pelo ministro Alexandre de Moraes, de um suposto participante do conjunto de omissões sobre o qual tenho falado”, argumentou o senador.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?