metropoles.com

Saiba quem é o homem que mudou documentação por se dizer Jesus Cristo

Fenômeno midiático nas décadas de 1980 e 1990, Inri Cristo chegou a ser preso por invadir paróquia e, aos 76 anos, conseguiu mudar documento

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
saiba quem é homem jesus cristo
1 de 1 saiba quem é homem jesus cristo - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Um fenômeno midiático das décadas de 80 e 90, com centenas de participações em programas de rádio e TV por todo o Brasil, o religioso Álvaro Thais conseguiu, aos 76 anos, adotar oficialmente o nome pelo qual se apresentou nas ultimas décadas: Inri Cristo. A mudança de nome foi feita com base em uma lei aprovada pelo Congresso e sancionada em 2022.

Nascido na cidade catarinense de Indaial em 1948, Inri Cristo casou-se antes dos 18 anos com uma descentente de japoneses e teve dois filhos. No final da década de 60, mudou-se para Curitiba (PR) e passou a viver como consultor metafísico e astrólogo.

0

Com o nome de Iuri de Nostradamus, apresentava o programa “O Zodíaco e Você” na TV Paraná. Tornou-se famoso na sociedade paranaense, mesmo com previsões equivocadas.

Entre suas previsões mais famosas estava a deposição de Fidel Castro, em Cuba, em 1975. Fidel, contudo, só deixou o poder em 2008 e faleceu em 2016. A morte de Yasser Arafat, no Líbano, também ocorreu décadas após o previsto. Já a derrubada de Isabellita Perón em 1976, na Argentina, ocorreu um ano após a previsão.

Nessa época, ainda no Paraná, foi espancado por 10 homens a mando de um empresário de Ponta Grossa que suspeitava de um caso entre o místico e sua esposa.

Em 1979, alegou ter recebido, no Chile, uma revelação de sua verdadeira identidade e missão na Terra. Passou a se apresentar como Inri Cristo, a encarnação de Jesus, e se complicou com autoridades em países como Inglaterra, Estados Unidos, Venezuela e França por portar documentos adulterados com esse nome.

De volta ao Brasil, fundou sua própria corrente religiosa, a Suprema Ordem Cristã da Santíssima Trindade (Soust). Foi preso em Belém do Pará em 1982 depois de invadir a Catedral Metropolitana, quebrar imagens e agredir o pároco local. À Polícia, Inri Cristo disse ter realizado um “ato libertário”. Após 15 dias na cadeia, foi solto e voltou para Curitiba.

Lá, a sede da Soust acabou se tornando alvo de vandalismo frequente após denúncias de que seus seguidores, cerca de 100, haviam passado por lavagem cerebral e extorsão. Inri Cristo acabou transferindo a sede da ordem para Brasília, onde é protegida por muros altos, cães de guarda e seguranças armados.

Atualmente, o místico divulga sua doutrina em canais na web, palestras, programas de rádio, TV e nas redes sociais. Em seu perfil no Instagram, onde tem 15,2 mil seguidores, Inri Cristo se apresenta como “filósofo e educador” que “ensina uma filosofia de vida baseada na liberdade consciencial, na inviolabilidade do foro íntimo”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?